SOS Oceanos

Encontra-se patente no centro de Ciência Viva de Sintra uma exposição de escultura da autoria da professora Maria del Mar Amate em coautoria com Marta Gaspar subordinada ao tema: SOS Oceanos.

A professora Maria Del Mar esteve no ano letivo transato a lecionar na nossa escola na área do Ensino especial.

As peças expostas, realizadas a partir da reutilização e reciclagem de materiais, foram pensadas tendo como objeto uma reflexão que esta instituição está a promover relativamente ao alarmante problema que o lixo marinho tem vindo a significar para o nosso ambiente.

Um registo fotográfico de circunstância dá-nos, ainda assim, uma ideia da riqueza plástica que as peças apresentam. A recriação das formas associada à exuberância da cor reinterpreta a beleza com que mares e oceanos nos presenteiam. Esta beleza, plasmada nas peças, contrasta com o lixo que lhe está associado (lixo recolhido em algumas praias desta nossa costa).

Maria del Mar é um nome que está em perfeita sintonia com este tema tão atual. Do mar e pelo mar, eis uma exposição/reflexão a não perder até final do mês de Outubro. E aqui tão perto !!!

Mário Barreiro

Enviar