Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

 EBI de Colares – Em prol de uma Escola Inclusiva

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência comemora-se a 3 de Dezembro. Esta data pretende relembrar a necessidade de incluir todos os alunos, tenham eles necessidades educativas especiais ou não. A Escola quer-se inclusiva, ou seja, a escola deve permitir que todos os alunos consigam aceder à educação, permitindo que estes deem o máximo rendimento que as suas capacidades permitam.
Este ano letivo, os nossos alunos do jardim-de-infância, do 1.º ciclo de escolaridade e os alunos do GEE, durante o mês de dezembro, tiveram a oportunidade de concretizar uma atividade diferente para refletir sobre a possibilidade de providenciar atividades inclusivas numa escola que se quer para todos. Deste modo, realizaram uma receita de um bolo de chocolate escrita em Símbolos Pictográficos para a Comunicação (SPC) .
A maioria dos nossos alunos sabe que todos devem ser respeitados e não podem ser isolados nas brincadeiras do recreio, mesmo que estes apresentem alguma deficiência. Através da confeção de um bolo, seguindo uma receita culinária escrita em SPC, eles perceberam que a escola pode dar uma resposta educativa mesmo nas situações mais complexas de aprendizagem. Os alunos não conseguem aprender a ler as letras? Então ensinamos através das imagens… Não sabem contar? Então, através de uma simples receita, aprenderão números, quantidades e noção de dobro. Não conhecem os ingredientes? Então irão sentir através dos seus sentidos os ingredientes da receita. Foi através desta simpática atividade que todas as turmas de pré-escolar e 1.º ciclo experimentaram uma aula alternativa, para refletirem sobre a igualdade de oportunidade na aprendizagem e na escola.

O balanço desta atividade foi positivo por diversas razões! Os alunos saborearam o bolo que confecionaram, refletiram sobre o respeito pela diferença tanto na sala de aula, como no recreio, através do visionamento de um desenho animado (“Boom and Reds” ou “Cuerdas”) e refletiram sobre o facto de a escola dever ser um lugar para todos e que todos têm o direito à educação….
Como forma simbólica de concretizar esta inclusão, todos os alunos estão a participar na elaboração de um cartaz onde todos, de uma forma ou de outra, entrarão na realização. Estejam atentos…. já está exposto na EB1 e pouco a pouco os corações vão aparecer! Porque afinal a árvore é a nossa vida e a sociedade quer-se humana, necessitando de coração…

Sílvia Cordeiro

Um comentário para “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”

  1. Parabéns! A escola inclusiva não é uma utopia mas a realidade do dia a dia… e há que aproveitar o que cada um pode fazer de melhor.
    Esperemos que estes alunos no futuro possam ser uma sociedade mais tolerante e compreensiva às diferenças de cada um.

Enviar