Semana da Mediação de Conflitos na EBColares

Terminou a 26 de janeiro, vejamos o balanço

Sessão de mediação de conflitos do 8º D

No dia 24 de janeiro, no âmbito da Semana de Mediação de Conflitos em contexto escolar, a turma 8ºD participou numa sessão na qual viu diversos vídeos de curta duração.
Seguiu-se um debate entre os alunos, orientado por três alunas que frequentaram o curso sobre o assunto (Ana Rosa, Andreea e Isis). Os alunos participaram ativamente, manifestaram as suas diferentes opiniões e críticas.
Com esta abordagem, os alunos compreenderam melhor como resolver os conflitos e esperam pôr em prática o que aprenderam.

Maria Firmino – 8º D
____________________________________
O tema da Mediação de Conflitos teve divulgação na imprensa OnLine:
Verifique aqui

____________________________________

Programa de Atividades de 25 de janeiro

O programa da Semana da Mediação em Contexto escolar está concluído e pretendeu envolver a totalidade das turmas da EBI de Colares e todos os atores educativos, a refletir sobre o tema da mediação.
As atividades previstas tiveras três grandes vertentes:
Sessões de cinema: Foram selecionadas curtas metragens sobre várias das perspetivas da mediação. Elaborou-se uma calendarização das sessões, alocando a área da formação cívica no 1C e 2C e as disciplinas dos DT no 3C. Esta organização não inviabilizou que outros professores se pudessem disponibilizar para visionar outras curtas metragens nas suas disciplinas. Os filmes estão ainda disponíveis no ambiente de trabalho dos computadores das salas de aula. A promoção de uma reflexão ou mesmo a produção de algum trabalho é sempre bem-vindo. A coordenação tratará de os divulgar.
No dia 25 de janeiro, quinta-feira, teremos a presença da escritora Filipa Sáraga, autora do livro ” Princesa Azul e a Verdade Escondida” que fará com as turmas do 6C e 6B e com duas do 1C, a abordagem ao livro. Será possível estar em contacto com a Filipa Sáraga numa sessão de autógrafos, junto ao auditório Gil Vicente.
Ainda nesse dia 25 de janeiro ao final da tarde iremos promover um Encontro sobre a Mediação em Meio Escolar que terá como principal propósito divulgar o plano anual de atividades da parceria entre a EBI de Colares e a Associação Proconsenso. Será também o momento de entregar os Certificados de Formação aos alunos que concluíram com sucesso as 16 horas da Formação de Mediadores em Meio Escolar. Estão desde já convidados para assistirem. Em anexo o programa completo do dia 25 de janeiro.
A semana da mediação encerrará no dia 26 de janeiro com o organização do 1º Encontro Cultural da EBI de Colares. Um jantar onde a dimensão das palavras se cruzará com diferentes áreas culturais, onde será permitido a partilha de textos, autores, composições musicais… onde cada um de nós estará presente nesta iniciativa. Teremos caras conhecidas a revelar os seus talentos. Aproveitamos esta comunicação para vós convidar para o jantar alertando para o facto de existirem apenas 60 vagas.
Não queria deixar de agradecer ao José Maria, à Florbela Carriço, à Helena Antão, aos membros da coordenação, João e Sónia, à Associação Proconsenso e a muitos outros funcionários e pais que se disponibilizaram generosamente para tornar mais este sonho em realidade.


A coordenação da EBI de Colares

 

Enviar