Arlequim

Era uma vez um menino que se chamava Arlequim.

Arlequim vivia numa cidade, em Itália, chamada Veneza. Nessa cidade, num lindo e imponente palácio, vivia uma Condessa muito linda e rica.

Todos os anos na altura do Carnaval, a Condessa organizava um grande baile de máscaras, para o qual convidava todos os rapazes e raparigas de toda a cidade. A Condessa só fazia uma exigência: os convidados deveriam apresentarem-se mascarados.

Nesse baile, era sempre premiado aquele ou aquela que melhor se apresentasse. Por isso, em todas as casas de Veneza, as mães esforçavam-se por fazer os mais belos fatos para os seus filhos.

Só o Arlequim não iria ao baile por ser muito pobre e a sua mãe não poder fazer-lhe um fato.

Os amigos, vendo-o tão triste, resolveram dar o que tinham, ou seja, os bocadinhos da fazenda que sobraram da confeção dos seus fatos. E, com eles, a mãe do Arlequim conseguiu fazer uma linda fantasia, cortando os bocadinhos em losangos iguais e combinando habilidosamente as diferentes cores.

Assim, o pequeno Arlequim pôde entrar no palácio da Condessa.

Mais conta esta lenda que foi precisamente Arlequim quem nesse ano ganhou o prémio, por se ter apresentado com o fato mais vistoso e original.

Quando a Condessa lhe perguntou como é que ele, tão pobre, tinha arranjado tão lindo traje, ele respondeu:

O meu fato foi feito com a bondade dos meus amigos e o coração da minha mãe.

FIM

Texto adaptado por Rui Rebelo e Rodrigo Araújo (4.ºA)
Ilustração Rodrigo Araújo.

2 comentários para “Arlequim”

  1. Estão de parabéns.

  2. Bom trabalho, rapazes!

Enviar