Como Se Fez – 51: Sou Linda!

Ao sair de casa, cheguei ao portão e vi-a, deslumbrante como poucas. Voltei atrás e fui buscar a câmara mais a lente de Macro. Ainda a apanhei, embora já se tivesse deslocado cerca de 10 cm, mas continuava em cima do muro. O fundo não é o melhor, foi apenas o possível. Claro que eu podia ter-lhe colocado à frente uma folha de cartolina e esperar que para lá caminhasse, mas… o tempo escasseava e pegar-lhe era um risco, pois muitas destas larvas de lepidópteros, com todas aquelas cerdas, são venenosas.
Aqui está um link brasileiro para os interessados na criação de lagartas ou de bichos-da-seda.
Segue-se, conforme referido no “CSF – 45: Boas Festas”, a explicação sobre a forma de calcular a relação entre dimensões do objeto e as da imagem captada.

A Macrofotografia é, por definição, a imagem que se capta com uma relação “objeto/imagem” superior ou próxima do tamanho real. Passemos à explicação: Considerando as dimensões do fotograma de 35 mm, que tem 24X36 mm, se captarmos qualquer coisa com 36 mm e ocupar a totalidade da largura, a relação é de 1/1 (lê-se “um para um”), se ocupar apenas metade (18 mm), a ampliação é de ½, ou seja 0,5 vezes o tamanho real, como é o caso desta, pois a lagarta media cerca de 4 cm. Naturalmente, se captar apenas metade do tamanho total, a encher o enquadramento, a ampliação será de 2/1 (dois para um). Isto nada tem a ver com a ampliação final com que se irá ver a imagem. As dimensões mais comuns de sensores estão referidas no artigo “CSF – 26: Elipse”.

Este tipo de fotografia pode ser executado com 3 sistemas diferentes:

1 – Objetivas apropriadas, designadas por Macro, que permitem uma focagem mais próxima que as normais;
2 – Com tubos (ou fole) de Macro, intercalados entre a objetiva e o corpo da máquina, que podem focar muito perto, às vezes tão perto, que não há espaço para a fonte de luz.
3 – Ou ainda, como neste caso, com uma lente apropriada colocada à frente da objetiva.

A maioria das objetivas normais permite, sem acessórios, ampliações entre ¼ (0,25X) e 1/6 (0,17X).

Não confundir a Macrofotografia (ou Fotomacrografia) com Microfotografia (ou Fotomicrografia), que é feita com o auxílio de um microscópio e produz ampliações consideravelmente maiores.

Abaixo estão mais lagartas, uma delas com os respetivos casulos, fotografada com um pequeno tubo de Macro.

JML

Enviar