I Concurso Literário (Entre) Linhas

O desafio foi lançado pelo grupo disciplinar de Português da Escola Básica de Colares, em setembro, nas propostas de atividades.
A entrega dos textos, nas categorias de prosa e de poesia, foi feita pelos alunos das turmas do quinto ao nono anos, no prazo estabelecido de acordo com o regulamento do concurso.
Textos devorados, conquistados, descodificados e (re)lidos pelos professores de português. Finalmente, as escolhas foram assumidas e o júri deliberou.
Vinte e um de março, dia da Poesia, e o nosso auditório estava com lotação esgotada. Sussurros iniciais num espaço já preenchido com seres despertados pela curiosidade e unidos por interesses comuns: a escrita e a leitura, duas áreas indissociáveis! Repentinamente, ficou silêncio sem ter sido pedido ao som das notas tocadas pela Raquel Neves (9.ºD); o espaço redimensionou-se e as teclas da máquina de escrever, um objeto com memórias lá dentro, teima em dar vida às palavras … à escrita … e renasceu nas mãos de uma escritora e apresentadora, Catarina Bio (9.ºD).
O conjunto de textos propostos a concurso tinham mérito próprio, pois refletiam a sensibilidade, a emotividade, os olhares, os sentidos e a criatividade de cada concorrente. Tendo em conta esta perspetiva, a escrita esteve sempre no palco como ator de um elenco também protagonizado pelas vencedoras na categoria de poesia, Maria Roneberg (6.ºA) e Vilda Reinius (9.ºA), e na categoria de prosa, Vera Gräaf. A categoria de Menção Honrosa também foi valorizada e foi atribuída aos alunos Sandra Almeida (7.ºD), Rodrigo Simões (8.ºA), Catarina Joaquim (9.ºC) e Mariana Pacheco (9.ºD).

A todos, alunos, professores e coordenação, que apoiaram esta iniciativa, reiteramos a nossa gratidão.
Há dias em que só apetece prolongar o tempo. Há dias em que sentimos apenas o essencial. Há dias que nos encorajam ainda mais.

Anabela Gonçalves e Helena Antão
(Grupo Disciplinar de Português EBI Colares)

Enviar