Mês 3, Dia 14 – Dia do π

Conforme sabemos, Pi é a relação entre o Perímetro e o Diâmetro das Circunferências.
Neste dia do PI, em 1879, nasceu Albert Einstein, em 2018, morreu Stephen Hawking.
A escolha da data para o Dia do Pi deve-se ao facto de a notação americana das datas ser MM/DD e não DD/MM. Assim, nos Estados Unidos da América, a notação do dia 14 de março é 3/14, a aproximação mais usada de Pi: (3,141592653589793238462643383…).
A primeira comemoração do Dia do Pi aconteceu no museu Exploratorium de São Francisco, em 1988. Público e funcionários participaram no evento realizado num dos espaços circulares do museu, onde apreciaram o material exposto e depois consumiram tartes de frutas. No ano seguinte, o museu acrescentou pizza ao menu do Dia do Pi.
Nalgumas Universidades e Institutos americanos, é da tradição, neste dia, servir alimentos de formato redondo, cujo nome comece por Pi ou que soe como Pi, como é o caso das tartes (Pie em inglês), de Pineapple (Ananás) ou de Pine Nuts (Pinhões). O MIT e a NASA organizam regularmente eventos de caráter científico, relacionados com este dia.

Abaixo: Doodle alusivio ao Dia do Pi, que não esteve visível na versão portuguesa deste motor de busca.

Em 2009, foi aprovada uma lei pela Câmara dos Representantes dos Estados Unidos que designou, oficialmente, o dia 14 de Março como o Dia do Pi, visto como uma forma de encorajar professores e alunos a celebrá-lo com atividades educativas e a promover o ensino da Matemática, desde então, a comemoração tornou-se internacional. Por cá, graças à colaboração dos alunos do oitavo ano, a escada de acesso ao piso de cima foi decorada, conforme as imagens documentam, com 314 algarismos de Pi.

Os mesmos alunos do 8º ano visualizaram, com bastante interesse, o vídeo “Isto é Matemática – O Pi existe”.

Patrícia Silva e José Maria Silva

Enviar