Museu da Assembleia da República – Peça de abril

PEÇA DO MÊS | MEDALHA COMEMORATIVA DO 5.º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL

Esta medalha, de abril de 1979, foi encomendada pela Assembleia da República a José Maria Cabral Antunes, por ocasião do 5.º aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974, que conduziu à instauração do regime democrático em Portugal.

Na medalha circular em bronze (liga de cobre, estanho e zinco), visualiza-se no anverso o seguinte:
Ao centro, um homem de pé, em posição frontal, vestido com calças, cinto e sapatos, de tronco nu, braços estendidos ao alto e com as mãos abertas.
Atrás dele, o mapa de Portugal, encimado por um sol com a legenda “25 de Abril”.
Abaixo, uma maçaroca de milho e uma espiga de trigo.
À direita, um edifício de fábrica com chaminés a fumegarem, uns cravos, a data 1979 e a identificação do autor.
Mais abaixo, uma evocativa figura feminina, também de pé, com panejamento sobre o corpo semidesnudado, a mão direita a agarrar uma roda de leme, que tem inscrita a seguinte legenda: “RUMO AO FUTURO”.

À esquerda, um caduceu (vara com duas cobras enroscadas), a data de 1974 e uma figura feminina, de perfil, encostada a uma pequena coluna clássica, tendo uma coroa de louros (símbolo da vitória) e um barrete frígio na cabeça, o corpo também semidesnudado, o braço direito encostado ao escudo de Portugal (cinco quinas) e segurando na mão um pergaminho com a palavra “Constituição”.
Na orla, está inscrita a legenda: “COMEMORATIVA DO V ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL”.

No reverso da medalha, visualiza-se o seguinte:
Ao centro e como fundo, a esfera armilar com o Escudo de Portugal e, em sobreposição, duas mãos a largarem uma pomba vista de trás.
Na orla, está inscrita a legenda: “POR UM PORTUGAL EM LIBERDADE E PAZ”.
José Maria Cabral Antunes nasceu em Coimbra a 6 de fevereiro de 1916 e morreu na mesma cidade a 6 de abril de 1986. Escultor e medalhista laureado com prémios nacionais e internacionais, em especial a Medalha de Ouro da cidade de Coimbra em 1980, destacou-se particularmente na medalhística, com inúmeras medalhas produzidas para o país e para o estrangeiro.
É autor de várias estátuas e bustos, alguns presentes na cidade de Coimbra, tais como o Monumento aos Heróis do Ultramar, a estátua de João Paulo II, o busto de António José de Almeida e o busto de Camilo Pessanha. Das mãos de Cabral Antunes, nasceram quase todos os modelos estatuários criados em Coimbra entre as décadas de 30 e 60 do século XX. A partir de 1960, o escultor modelou no gesso e fez passar a bronze, à prata e ao ouro cerca de mil medalhas.

Enviar