Teatro em Colares

O professor Efthimius Angelakis e os alunos do 3.º ano do Curso Profissional TAEI (Escola Secundária Santa Maria) disponibilizaram-se para apresentar a peça Auto da Barca do Inferno, no auditório da nossa escola, no dia 23 de fevereiro, às 14h15.

A palavra “auto” é uma designação genérica para peça, pequena representação teatral.
Esta peça de teatro de Gil Vicente foi escrita no século XVI, por isso a linguagem utilizada é muito diferente da atual.
Esta obra foi encomendada pela Rainha D. Leonor, viúva de D. João e representada pela primeira vez em 1517 perante o rei D. Manuel I. É a primeira parte da chamada trilogia das Barcas (a segunda e a terceira são respetivamente o Auto da Barca do Purgatório e o Auto da Barca da Glória).

O Auto da Barca do Inferno representa o juízo final católico de forma satírica e com forte apelo moral.
O cenário é uma espécie de porto, onde se encontram duas barcas: uma com destino ao inferno, comandada pelo diabo, e a outra, com destino ao paraíso, comandada por um anjo. Ambos os comandantes aguardam os mortos, que são as almas que seguirão ao paraíso ou ao inferno, conforme os pecados cometidos em vida.
A representação deste grupo de alunos foi excelente e todos os presentes se mostraram satisfeitos.
Foi uma oportunidade magnífica não só para relembrar a obra estudada na disciplina de Português, mas também para assistir a um momento teatral de grande qualidade.

Após o espetáculo, atores e alunos trocaram impressões durante um lanche organizado pela professora Helena Antão e a turma 9.º D.

Anabela Gonçalves e Helena Antão
(Grupo Disciplinar de Português EBI Colares)

 

Um comentário para “Teatro em Colares”

  1. Foi um excelente espetáculo de Teatro. Parabéns.

Enviar