Como Se Fez – 53: Seis Horas

As explicações são quase desnecessárias. Percebe-se que os relógios estão colocados sobre um pano preto e dispostos de forma a simularem um mostrador. No posicionamento foi usado um esquadro, tal como explicado na “Hora de Tocar”, (Como Se Fez – 19), que é uma variação deste tema.

Se tudo tivesse corrido bem, todos teriam os ponteiros nas seis horas, mas nalguns mostradores surgiram reflexos inesperados. É uma fotografia de película e foi preciso esperar pela revelação do rolo para se verem os defeitos.

Na pós-produção os mostradores dos reflexos foram digitalizados separadamente, num scanner, e acrescentados na imagem final. Houve falta de atenção e acabaram por não ficar nas seis.

A preguiça é inimiga da perfeição.

Esta imagem (com o nome de “Six O‘Clock”) fazia parte da minha galeria, enquanto fui membro do PhotoSIG. Um dia recebi um e-mail de outro fotógrafo amador, também elemento deste grupo, a apresentar-se como relojoeiro e a pedir-me o ficheiro desta fotografia, alegando querer imprimi-la para decorar o seu estabelecimento. Enviei-lhe o pretendido e agradeci o facto de ele ter tido a delicadeza de me pedir autorização, pois, nos tempos que correm, em que toda a gente se serve de tudo o que a Internet mostra, este respeito pelos direitos é muito raro.

Algures nos Estados Unidos da América, existe ou existiu um relojoeiro com esta imagem exposta.
JML

Enviar