O Desenho do Nome

O Chão de Areia, na versão de papel, existiu desde dezembro de 2003 até junho de 2009.
O cabeçalho inicial foi desenhado utilizando uma fonte em três camadas, que simulava letras manuscritas sobre a areia: Uma preta, uma branca e a outra da cor do fundo. O jornal era a preto e branco. Em 2007 foi lançado, entre os alunos, um concurso para mudar temporariamente o desenho.
Os finalistas são os que estão na ilustração seguinte. A sexta imagem é a quinta redesenhada utilizando meios informáticos.

O número de maio desse ano já tinha na capa a imagem escolhida, que apresentamos abaixo.

No último número, em junho de 2009, a Coordenadora do jornal resolveu voltar ao cabeçalho inicial.

 

Quando passou a ser digital, fizeram-se ensaios com algumas variações nos efeitos volumétricos das letras e cores diferentes,
mas o escolhido foi o atual, com tons de areia, mais preto e branco.

 

Conforme se verifica, foi acrescentado o Farol, encaixado entre gradientes de areia/branco e branco/areia. As letras passaram a ter quarto camadas: Duas pretas, uma branca e outra em tom de areia mais escuro, para que as palavras parecessem em relevo. O texto “Em Linha” foi incluído nessa imagem, para distinguir o jornal digital do de papel.

 

Com este cabeçalho, o Chão de Areia está “Em Linha” desde setembro de 2009, mas com uma letra cujo desenho original remonta a 2003.
JML

Enviar