“Caça ao tesouro” com Geocaching

Nos dias 25 de maio, 11 e 14 de junho, realizou-se a atividade Geocaching, “Caça ao tesouro na encosta da Serra de Sintra”, participando todas as turmas do 7.º ano, a turma C, do 8.º ano e alguns Pais/Encarregados de Educação. Esta atividade consistiu numa caminhada, com aproximadamente 8 km, com início na EBI de Colares, passando pelas aldeias de Gigarós e Penedo.

No dia 4 de junho realizou-se, pela primeira vez, a atividade Geocaching “ À descoberta da rota do vinho de Colares”, participando a turma B do 9.º ano. Esta atividade consistiu numa caminhada, com aproximadamente 7 km, com início na EBI de Colares, passando pela Adega Regional de Colares,  fundada em 1931, “Pinhal da Nazaré” e zonas onde ainda é possível ver algumas vinhas, da tradicional casta de Ramisco, que crescem em “chão de areia”.

Dia 25 de maio e 4 de junho

Dia 11 de junho

Dia 14 de junho

Durante as caminhadas utilizaram-se dispositivos tecnológicos, Smarthphone e GPS, com coordenadas específicas, para se encontrar “Caches” escondidas em locais com interesse quer a nível cultural, histórico ou paisagístico.

Com esta iniciativa, deu-se oportunidade aos alunos de conhecer o património natural e patrimonial de Colares e arredores, sensibilizando-os para a importância que a natureza tem no nosso bem-estar, complementada com a utilização das tecnologias, para fomentar o convívio e a prática de exercício físico.

Um agradecimento especial aos meus colegas pela colaboração e boa disposição, os professores Dulce Mariano, Helena Antão, Helena Matos, Isabel Botelho, José Maria Silva, Nádia Moura e Paula Pinto.

Florbela Ribeiro

Enviar