Halloween e Dia de Todos os Santos

O Halloween surgiu nos Estados Unidos por via dos celtas, ou seja, depois da emigração em massa dos irlandeses, povo de origem celta, para o continente americano no século XIX. A crença de que a barreira entre vivos e mortos está mais vulnerável nesse dia levou os americanos a procurar celebrar o contacto com forças sobrenaturais negativas, mais sombrias, misteriosas e maléficas.

Na noite de 31 de outubro para 1 de novembro, as crianças americanas mascaram-se de criaturas assustadoras – como bruxas, fantasmas ou zombies, por exemplo – e também elas tocam à campainha dos vizinhos em busca de comida. Dizem “doçura ou travessura” e os vizinhos decidem se abrem a porta. Mas se não o fizerem com recompensas (leiam-se doces), habilitam-se a ver ovos atirados contra a janela na manhã seguinte.

Para se entender melhor a relação evidente entre o Halloween e o Dia de Todos os Santos, olhe-se para a origem da palavra: “Halloween” que vem da expressão “All Hallows Eve”, isto é, “Véspera de Todos os Santos”.

Assim, para chegarmos à implementação do Dia de Todos os Santos também é preciso recuar ao tempo dos celtas. Este povo que passou pelo território que é hoje Portugal celebrava o arranque do inverno com dois objetivos: apaziguar os poderes do outro mundo – isto é, as forças do Além, onde estariam as almas dos mortos – e pedir a abundância nas colheitas futuras.

Este tipo de celebração não era, ainda assim, exclusivo dos celtas: também os romanos organizavam os “saturnais”, que funcionavam como uma passagem de ano espiritual, com grandes festas com muita comida e diversão.

Neste dia, acredita-se que a fronteira entre a vida na Terra e a vida Divina estava enfraquecida e portanto podia haver “contacto entre os vivos e os mortos do Além”.

E o Dia dos Finados?

Mas a festa não acaba aqui: a 2 de novembro ainda é dia de celebrar a vida e a morte. Apesar de as pessoas aproveitarem o antigo feriado de dia 1 ou o domingo mais próximo a este dia para homenagear os entes queridos que já partiram, o Dia dos Finados é oficialmente a 2.

Texto adaptado de https://observador.pt/2015/10/30/a-historia-do-dia-de-todos-os-santos-que-quase-morreu-com-o-halloween/

No âmbito da disciplina de Inglês, para comemorar o Halloween, decorreu na Biblioteca da Escola uma exposição/concurso de símbolos alusivos a esta festividade elaborados pelos alunos do 5º e 6º anos de escolaridade.

Os alunos foram convidados a votar no seu trabalho preferido para se apurarem assim os três primeiros lugares. Os resultados serão anunciados em breve.

O grupo de Inglês agradece a todos os alunos que participaram com os seus trabalhos, bem como a ajuda e disponibilidade dos seus Encarregados de Educação e familiares.

Deixa ainda um agradecimento especial à professora Paula Jacinto e à D. Augusta pela forma carinhosa com que receberam e acompanharam esta atividade.

O grupo de Inglês da EBIC

Fotos de Paula Rações

Enviar