Mercado Romano

Na EBI de Colares, no dia 25 de maio, organizaram-se várias atividades romanas para toda a comunidade escolar.

De manhã realizou-se uma caminhada que durou a manhã toda.

À tarde, houve refeições servidas como por exemplo: porco no espeto e nalgumas barracas havia muitos bolos e sumos… Os presentes deliciaram-se e muitos beberam em taças de barro, sim, que no tempo dos romanos não havia plástico!

A seguir, houve um magnífico desfile romano, que contou com os meninos do JI até aos alunos do 9º ano. E para alegrar a festa, quem estivesse vestido a rigor podia participar nesta reconstituição histórica, perante o olhar atento do Júlio César da Festa, ao som de uma música alusiva à temática.

Logo a seguir ao desfile, houve várias atuações: a primeira foi a atuação do JI que, com passos de gigantes, mostraram saber dançar ao som dos planetas e deuses romanos. As turmas do 1.º ano cantaram ao som das estações, tema tão querido pelos romanos. O 2.º A e 3.º A, premiaram os presentes com uma dança acompanhada por instrumentos de música de percussão. O 3.º/4.ºB e o 4.º A dançaram relembrando o batimento dos soldados romanos e a doçuras das bailarinas romanas.

Após o 1.º ciclo, o 2.º e 3.º ciclos premiaram os espetadores com a atuação de instrumentos musicais, canções e danças variadas, assim como com convidados para a ocasião.

Foi com alegria, música, dança, comida, bebida, plantinhas medicinais, animais …que todos participaram e partilharam um momento romano, nesta quente tarde de maio!

Foi muito divertido. Adorámos!

3ªA Seraloc

Enviar