Plasticologia Marinha na EBI de Colares

Graças a uma parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares e o Oceanário de Lisboa, e no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, a professora bibliotecária Paula Jacinto e a professora Luísa Alfaiate organizaram um workshop de Plasticologia Marinha para as turmas de 5º ano. A atividade decorreu nos dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro, na nossa escola, e foi dinamizada pela bióloga Joana Almeida, da equipa do Oceanário de Lisboa.

Plasticologia, cuja etimologia vem do grego, significa “estudar o plástico”. É uma ciência que visa perceber como o plástico contamina o mar; o impacto do plástico no ambiente e no planeta Terra.

Os mares e oceanos são dinâmicos e fornecem, para além de alimento, energia e diversão, uma grande parte do oxigénio que respiramos. A bióloga Joana Almeida alertou para o facto dos nossos mares estarem cheios de lixo e que 80% do lixo marinho é composto por plástico. Até há ilhas de plástico que são maiores do que a superfície do nosso país, imaginem só!


Os resíduos/embalagens de plástico são perigosos para a vida marinha: os animais ficam presos neles e assim não conseguem caçar para se alimentar ou ir à superfície para respirar, outros animais ingerem-nos, confundindo-os com alimento e muitos morrem estrangulados, sufocados, com lesões, ou de fome.


O plástico tem um impacto enorme nas espécies e ecossistemas marinhos. Infelizmente, o ser humano tem abusado na sua produção e utilização. É fundamental proteger os mares e oceanos através de hábitos simples no  tratamento das embalagens de plástico, que podemos usar no nosso dia-a-dia. Deste modo, devemos aplicar a regra dos 5 R’s: REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR, RECUSAR e REEDUCAR.

Proteger e cuidar está nas nossas mãos! É fácil! Vamos passar a mensagem!!!

A docente Paula Jacinto

Enviar