Último Dia de Aulas

No dia 15, a EBI de Colares festejou o final de mais um ano letivo com exposições de trabalhos, ateliers artísticos, desportivos, científicos e lúdicos, culminando num final de dia em que a escola abriu as portas à restante comunidade educativa, que visitou os vários espaços e tomou parte num evento musical e de dança no auditório Gil Vicente.

Em dois turnos, um durante a manhã e outro durante a tarde, as turmas dos 2º e 3º ciclos participaram em atividades nos “ateliers” espalhados por vários espaços da escola: dança; expressão dramática; criação e animação de avatares – TIC; música; construção de comedouros com material reciclável; pintura de sarjetas; construção de um jogo de estratégia com peças humanas e expressão plástica; jogos de tabuleiro; identificação de espécies no bosque e na pista de BTT; gincana de jogos tradicionais e de equipa; encontro com o autor Richard Zimler, promovido pela Biblioteca Escolar, já divulgado pelo Chão de Areia. Os vários “ateliers” foram da responsabilidade de docentes e assistentes operacionais.

No átrio de entrada criou-se um espaço onde se puderam apreciar trabalhos realizados pelos alunos em Educação Visual e Educação Tecnológica e outros decorrentes dos projetos de turma/ cidadania, incluindo trabalhos dos alunos da Unidade de Educação Especial. A exposição foi da responsabilidade do professor Mário Barreiro.

No final do dia, perante uma audiência de alunos, encarregados de educação, professores e assistentes operacionais e parceiros convidados (representante da Junta de Freguesia de Colares, Márcia Chiolas e presidente da ASPES, Vanda Machado), assistiu-se à apresentação do hino Saudades de Colares, música e letra do professor de Educação Musical, Fernando Negrão e cantado por um grupo de diferentes turmas do 2º ciclo. Foi também feita uma apresentação de dança, interpretada pelas alunas dos 2º e 3º ciclos do grupo de dança “Colares Dance Crew”, grupo equipa de Atividades Rítmicas Expressivas, coreografia da autoria da professora Nádia Moura.

O evento terminou com um discurso de encerramento do ano letivo, agradecendo a presença e participação de todos.

O Chão de Areia congratula-se com a realização deste dia especial, que uniu toda a comunidade educativa num objetivo comum, conseguindo proporcionar um final de ano pleno de saberes e de experiências.

 

Fotos: Beatriz Pereira, Clarisse Guerreiro, Paula Pinto e Priscilla Quirino.

A equipa do Chão de Areia

 

Enviar