Vêm aí as Olimpíadas Portuguesas de Matemática!!!

MATNo próximo dia 11 de Novembro de 2009 realizar-se-á a primeira eliminatória das XXVIII Olimpíadas da Matemática.

 As Olimpíadas da Matemática são um concurso de problemas que visa incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática.

O grupo de Matemática preparou duas fichas com problemas de concursos anteriores a fim de vos preparar para estas provas. Os resultados destas fichas de problemas serão afixados nas vitrinas do corredor e neste jornal.

Se estás interessado em participar nas Olimpíadas da Matemática, inscreve-te junto dos teus Professores de Matemática. Tens até ao fim do mês de Outubro para fazer essa inscrição.

PARTICIPA!!

Problemas para os 5º, 6º e 7º anos :

  1.  O João Martim quer arrumar alguns cubos, todos do mesmo tamanho, numa caixa cúbica. Já arrumou os cubos que se vêem na figura. Quantos cubos faltam arrumar para encher a caixa? Justifica convenientemente a tua resposta. Olimp.Matem
  2.  O Filipe hoje vestiu umas calças, calçou o sapato direito, depois vestiu uma camisola e calçou o sapato esquerdo. Depois de fazer isto, reparou que se podia ter vestido e calçado por várias ordens diferentes. Como o Filipe só pode calçar cada um dos sapatos depois de vestir as calças, de quantas formas o Filipe se pode vestir e calçar? Justifica convenientemente a tua resposta.    

Problemas para os 8º e 9º anos :               

  1.  O Paulo e o José foram comprar castanhas para o magusto. O Paulo comprou o dobro das castanhas do José, mas depois deu-lhe 27 e ficaram ambos com o mesmo número de castanhas. Quantas castanhas compraram cada um?  
  2. A bandeira da Cubolândia, representada na figura, é formada por três tiras do mesmo tamanho que estão divididas em duas, três e quatro partes iguais. A bandeira tem  de área. Qual é a área da região pintada da bandeira?Olimp-Matem

Problemas retirados das

XXVII OPM – Pré-Olimpíadas (1. e 2.) e XXVI e XXVII OPM – 1ª Eliminatória (3. e 4.)

Por Célia Pedro

Enviar