Visitas de Estudo – Ponto de Vista de Um Aluno

VE

Como alguns de vocês já sabem, estava agendado para último dia de aulas do 2.º período (dia 20 de março) um passeio a pé pela serra de Sintra com várias turmas do décimo ano da Escola de Santa Maria, contudo no dia anterior o passeio foi cancelado por não haver professores suficientes para acompanhar as várias turmas. O passeio não era uma visita de estudo, era uma mera caminhada e não tinha como objetivo que os alunos aprendessem algo, os objetivos do passeio eram apenas que os alunos e professores se divertissem e tivessem um dia diferente, era por isso necessário professores voluntários para acompanhar os alunos, mas, apesar do empenho e disponibilidade de vários professores no planeamento do passeio, um professor a menos, um único professor em falta foi a causa da morte desta caminhada na véspera dela acontecer.

Eu não pretendo com este artigo falar-vos apenas do falecimento da ideia de uma caminhada no final do 2.º período, pretendo sim falar-vos da falta de visitas de estudo que tenho verificado. Se tomarmos como exemplo o Curso de Ciências e Tecnologia, é importante tomarmos conhecimento das matérias de uma maneira diferente da que aparece no livro, vendo a ciência em funcionamento, para que a possamos perceber, e tal pode ser feito não só através de aulas de laboratório mas também através de vistas de estudo, contudo a maior vantagem das visitas de estudo é transversal a todos os cursos e reside no facto de serem uma forma de cativar os alunos ao apresentarem-lhes a matéria abordada de uma maneira diferente e mais apelativa. Todo isto faz-me considerar que as visitas de estudo são importantes e imprescindíveis.

Apesar da sua importância, as visitas de estudo têm sido reduzidas, pelo menos do meu ponto de vista. A minha turma ainda não realizou qualquer visita de estudo mas está agendada uma ida ao teatro. Sim, faremos uma vista de estudo, contudo não considero que uma única visita num ano letivo seja suficiente, também não pretendo dedicar este artigo a discutir o número de visitas que devem ser feitas, contudo uma única é sem dúvida pouco.

Várias razões foram apontadas, inclusive por professores, para a falta de visitas de estudo: a falta de verbas por parte da escola para pagar alguns custos inerentes às visitas de estudo, ou o facto de o Ministério da Educação colocar uma enorme responsabilidade sobre os professores que acompanham as visitas de estudo e, caso algum dos alunos se magoe gravemente, o Ministério responsabiliza os professores que acompanham os alunos, o que desmotiva os professores a realizar visitas de estudo.

Estou ciente de que estes problemas são complicados e de difícil resolução, os problemas financeiros da escola são extensos, complicados e as políticas do Ministério não podem ser alterados pela escola. Tenho, contudo, a esperança de que este artigo divulgue o problema e ajude a resolvê-lo.

 

Aluno identificado

Enviar