Entrevista: O Zorro e a Zara

Na nossa escola vivem dois velhos, mas adoráveis animais.

Quem são eles? Por que razão andam pela escola?

Para saber a história deles, fomos entrevistar o professor Nuno Cabanas, coordenador da EBI de Colares, que amavelmente respondeu às nossas perguntas.

Seraloc – Por que razão trouxeram cães para a escola?

Prof. Nuno – Uma escola de qualidade deve ser um espaço de afetos e a presença de animais contribui para construir um clima de escola positivo e responsável – A Zara e Zola (Sarrazola), as cadelas adotadas pela escola, foram um dos símbolos desses valores e uma forma de identidade. Depois e, porque a Zola desapareceu, um dos alunos da escola ofereceu o Zorro.

Seraloc – Por que razão chamaram assim os cães?

Prof. Nuno – A Zara e a Zola tinham como referência Sarrazola. O antigo nome da escola. Zorro foi o mais próximo e fácil de pronunciar que se conseguiu. E porque é um herói dos bons. Protege sempre os mais desprotegidos e frágeis.

Seraloc – O que é que os cães gostam de fazer consigo ou na escola?

Prof. Nuno – Adoram festas e mimos de todas as pessoas. Agradecem umas fatias de fiambre de carne. Adoram ir à praia com a Colónia de Férias, no verão. Também agradecem uma boleia da várzea para a escola.

Seraloc – Não tem medo que os cães façam mal a alguém? Por que acha que eles são uma mais-valia para a escola?

Prof. Nuno – A Zara e o Zorro são cães adoráveis que não fazem mal a ninguém. São um exemplo de ternura, amizade e dedicação um ao outro. Ajudam a desanuviar muitas angústias e tristezas a todos os seus muitos amigos e admiradores. Ter um amigo é muito mais importante do que se julga! E eles são nossos amigos incondicionais.

Seraloc– O que é que os cães fazem durante o dia?

Prof. Nuno – Agora que são velhinhos dormem muito, mas quando eram mais novos brincavam com os alunos, especialmente, com os alunos dos 5º e 6ºanos. Por vezes “roubavam” umas sandes de fiambre e de queijo.

Seraloc – Quem cuida dos cães?

Prof. Nuno – Todos nós cuidamos do Zorro e da Zara com festas e carinho. Na várzea, onde passam a maior parte dos fins-de-semana, têm grandes amigos. As vacinas e o desparasitante interno e externo são responsabilidade da escola. A Junta de Freguesia de Colares oferece a licença.

Seraloc – Há um quadro de cães no bar? Quem o pintou? Quem são os cães?

Prof. Nuno – Foram os alunos. Infelizmente não sei os seus nomes. É uma outra forma de demonstrar amor e afeto. São a Zara e a Zola.

Entretanto descobrimos que o quadro, que se encontra no bar, foi pintado pela Joana Recto Barra, filha da professora Anabela Recto da EBI de Colares, quando ainda era aluna.

Seraloc, 4.º A e 4.ºB

Enviar