Vale a pena conhecer…Origem histórica do Pai Natal (Santa Claus)

S. Nicolau

S. Nicolau, padroeiro da Rússia e da Grécia foi também, desde tempos recuados, o protector dos marinheiros e das crianças. O único facto histórico comprovado sobre a sua vida é ter sido bispo de Mira, na Lícia (território situado no sudoeste da Ásia Menor), no século IV d.C.. A tradição do Pai Natal está intimamente associada à sua figura.

Segundo a lenda, S. Nicolau, um homem bom e generoso, gostava de oferecer presentes aos mais necessitados. O dia de S. Nicolau era celebrado no dia 6 de Dezembro, sendo tradição oferecer-se presentes nesse dia. Com a reforma religiosa, passou a associar-se a figura de S.Nicolau ao nascimento de Jesus, transferindo-se a entrega de presentes para a data de celebração do Natal: 25 de Dezembro. Foi assim que o dia 25 de Dezembro passou a associar o Natal à figura de S. Nicolau. Porém, e porque a vida do santo não estava suficientemente documentada, o papa Paulo VI ordenou, em 1969, que a festa de S. Nicolau fosse retirada do Calendário Litúrgico Católico Romano.

Mas essa tradição manteve-se nos países protestantes e ortodoxos. Nos  países católicos essa associação surgiu mais recentemente. No caso português, foi D. Fernando II que a trouxe consigo da Alemanha, juntamente com a tradição da árvore de Natal.

versão alemã, séc.XVIII-XIX

Hoje em dia, em praticamente todo o mundo, na quadra natalícia, os anúncios, os cartões de boas festas, as decorações retratam a versão moderna, made in America, dessa antiga figura de S. Nicolau. Sim, porque o nome Santa Claus, não é mais do que a evolução do nome Santus Nicholaus. Por isso, até à versão moderna, o Pai Natal, Santa Claus, teve muitas imagens diferentes…

A actual imagem do Pai Natal foi criada para uma campanha publicitária da Coca-Cola, no início do século XX. Todos sabemos qual é…

Por  Ana Bernardo

Um comentário para “Vale a pena conhecer…Origem histórica do Pai Natal (Santa Claus)”

  1. Mais uma relíquia´que nunca deixaremos de elogiar e agradecer. Aproveito o ensejo para desejar um Feliz e amado Natal a todos.

Enviar