Os romanos voltam a invadir o Chão de Areia!

Como já foi publicado no Chão de Areia, na passada terça-feira, as turmas do 5º ano realizaram uma visita de estudo ao Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas.

O nosso turno, composto pelas turmas 5ºC e 5ºD e acompanhados pelos professores Conceição Catarino, Carlos Alcobia, Nuno Meia-Onça e Leonor Pinto, partiu da escola por volta das 9horas. Chegámos um pouco antes da hora marcada ao Museu, e nem o frio intenso que se fazia sentir nos impediu de começar a brincar. Logo de seguida, pegámos nas nossas mochilas e “atacámos” os nossos lanches! De barriga cheia, entrámos no edifício e conhecemos as nossas guias.

Num primeiro momento, as guias forneceram-nos algumas curiosidades sobre o Museu e também descreveram um pouco o estilo de vida dos romanos, povo que permaneceu quase setecentos anos na Península Ibérica. Enfrentámos novamente o vento e o frio e percorremos as ruínas da villa romana. Aqui, entre outras coisas, aprendemos como se vivia a infância numa quinta no tempo dos romanos. Observámos ainda o poço, os mosaicos, as ruínas dos edifícios …

 

De seguida, dirigimo-nos até ao auditório, as guias explicaram-nos, recorrendo a uma apresentação em power point para visualizarmos exemplos desta arte, que os romanos utilizavam mosaicos para revestir paredes, cobertas de habitações e pavimentos. Os mosaicos eram compostos por pedras coloridas (de 1 a 3cm), como o mármore, o granito, o porfírio, entre outras. Existiam essencialmente dois tipos de mosaicos: mosaicos abstractos, com desenhos geométricos e mosaicos figurativos, que podiam representar os donos das casas, deuses, cenas de caça …

Depois de esclarecidos, participámos divertidamente no atelier “a arte dos mosaicos” e em pequenos grupos construímos os nossos próprios mosaicos com formas geométricas.

 

A visita de estudo foi divertida, ajudou-nos a compreender mais alguns aspectos sobre o povo romano. Esperamos, ainda, que os mosaicos que produzimos possam contribuir para decorar a nossa escola!

 Texto colectivo das turmas 5ºC e 5ºD

2 comentários para “Os romanos voltam a invadir o Chão de Areia!”

  1. Adorei fazer parte deste trabalho

  2. Estou ansiosamente à espera de ver estes trabalhos nas paredes da escola……Será um orgulho!!!

Enviar