S. Valentim – a lenda

S. Valentim foi o primeiro bispo da cidade de Terni (Itália). Foi perseguido pelo Senado Romano, sob o domínio do Imperador Aureliano e condenado à morte, tendo sido decapitado em 14 Fevereiro do ano 273 (séc. III).

Diz a lenda que o Imperador estava envolvido em diversas campanhas militares. Como nessas campanhas morriam muitos jovens, o Imperador começou a ter dificuldade em recrutar novos soldados para as suas legiões. Então, pensando que a razão destas dificuldades se devia ao facto dos homens não quererem abandonar as suas namoradas e esposas, decidiu proibir todos os noivados e casamentos em Roma.

Porém o bispo de Terni, não lhe obedeceu e continuou a casar os jovens apaixonados. Então, quando o Imperador tomou conhecimento, ordenou a decapitação do bispo Valentim. Enquanto estava preso, aguardando o dia da sua morte, os jovens enviavam-lhe muitas flores e bilhetes, dizendo-lhe que ainda acreditavam no amor.

Assim nasceu a lenda. Pelo menos uma delas… porque existem várias versões. E, por esse motivo, a 14 de Fevereiro, passou a comemorar-se  S. Valentim, protetor dos apaixonados e o seu milagre de amor.

3 comentários para “S. Valentim – a lenda”

  1. e que se dopava com “poções mágicas”

  2. Acho que era mais “estes romanos são loucos”. Mas, também, que dizer de um bando de bárbaros que receava que o céu lhes caísse na cabeça?

  3. O Astérix é que tinha razão, estes romanos são burros que nem portas!!!!!

Enviar