Vale a pena conhecer… Nelson Mandela (n.18/07/1918), O que lutou contra “ As vidas separadas”

Vida Separada é o significado de apartheid, o regime de segregação racial existente na África do Sul até1990, onde a população negra era obrigada, em todas as circunstâncias, a viver à parte dos brancos e sem quaisquer direitos civis: políticos, económicos e sociais.

Formado em Direito, inicia a sua luta contra este “statu quo” ingressando no C.N.A. – Congresso Nacional Africano – em 1942, tendo sido um dos seus activistas mais marcantes.

O “Lança da Nação”, nome como era conhecido por ser o símbolo da luta anti-apartheid, era inicialmente partidário da Não-Violência, mas acabaria por apoiar a luta armada contra o sistema, após os crimes perpetrados no que ficou conhecido como o “Massacre de Sargeville”, tornando-se, em 1961, o comandante do braço armado do C.N.A. Acabará por ser preso em 1964, tendo a partir daí, permanecido na prisão durante 27 anos, até que, por pressões internacionais, o então presidente da África do Sul, Frederik de klerk, ordenou, em 1990, a sua libertação e a retirada do C.N.A. da situação de ilegalidade. Em 1993, divide com De Klerk a atribuição do Prémio Nobel da Paz e, no ano seguinte, torna-se o 1º Presidente negro da África do Sul, cargo que abandona 5 anos depois, quando chega ao fim do seu mandato, passando a dedicar-se a causas sociais em prol dos Direitos Humanos.

        «Sonho com o dia em que todas as pessoas se levantarão e compreenderão que foram feitas para      viverem como irmãos.»

        «A queda da opressão foi sancionada pela humanidade e é a maior aspiração de cada homem livre.»

        «A Educação é a arma mais forte que se pode usar para mudar o mundo.»

( Nelson Mandela )

Por decisão da Assembleia da O.N.U. este homem vai ter assinalado anualmente 18 de Julho, o dia do seu nascimento, como o Dia Internacional Nelson Mandela.

2 comentários para “Vale a pena conhecer… Nelson Mandela (n.18/07/1918), O que lutou contra “ As vidas separadas””

  1. Gostei do que acabei de ler.

    Um filme, um livro, uma frase, tudo serve para fazer um pouco de história. Aquela história contada de forma simples, entendível, atractiva.

    Foi precisamente esta a mensagem que tirei do filme.

    Mas o cinema tem uma outra possibilidade, também podemos ler mensagens sem palavras, apenas observando gestos e expressões que falam por si.

    Nelson Mandela foi o Homem certo que surgiu na altura certa.

    Felizes coincidências!

  2. Nelson Mandela é uma imensa fonte de inspiração. Um verdadeitro exemplo vivo de como transformar o mundo num lugar melhor.

Enviar