O que é melhor que uma notícia boa? Duas notícias boas!

 

No dia 20, a escola aderiu ao mais belo exemplo de cidadania que Portugal testemunhou na sua história recente. Centenas de milhares de Portugueses levantaram-se cedo, num sábado chuvoso, para Limpar Portugal. De forma anónima e desprendida de interesses particulares, voluntários espalhados por todo o país provaram que Portugal é também feito de gente proactiva e empenhada em contribuir para uma causa comum – a preservação do Ambiente. Essa iria ser também a natureza da nossa participação no Projecto Limpar Portugal (PLP). Até que, através do Sr. Rui Cardoso, coordenador Distrital do PLP, recebi a notícia do vontade do Sr. Presidente da República se juntar ao grupo de voluntários. A partir de então foi uma azáfama contínua, visitas ao local com o staff da Presidência, contactos com a Junta de Freguesia, preparação da actividade, … o tempo voou. Até à véspera do dia da actividade o segredo da vinda do Sr. Presidente da República foi bem guardado, de acordo com o seu desejo. A sua presença foi revelada por outros a quem cabia o mesmo dever de sigilo sem que se tivesse referido o porquê da presença do Sr. Presidente em Colares. Mas vamos ao importante…

A vontade e o empenho dos nossos alunos, professores e encarregados de educação presentes na recolha de lixo foi verdadeiramente impressionante. Numa manhã foi recolhido lixo suficiente para encher quatro carrinhas de caixa grande! Ao longo de toda a manhã a postura e comportamento dos nossos alunos foi simplesmente fantástica. Nas entrevistas que concederam, no trato com o Sr. Presidente – 5 estrelas! Que orgulho ter alunos assim! A presença do Sr. Presidente, mais do que simbólica, constituiu uma participação efectiva, não se escusando a recolher os resíduos mais repugnantes com as suas próprias mãos. Um Bem-haja ao Sr. Presidente, pela honra de o termos acolhido no nosso grupo, pelo seu exemplo e apoio a esta iniciativa, que seguramente multiplicou apoios e voluntários.

Durante o resto da semana, enquanto a escola desfrutava das repercussões da visita do Sr. Presidente, já a atenção do Eco Escolas se voltava para outro momento marcante – A cerimónia de atribuição de prémios do concurso “Rock In Rio Escola Solar”,  que iria ter lugar na nossa escola. Mais uma vez se seguiu um sem fim de contactos com a organização do Rock In Rio, com as entidades convidadas, ensaios de preparação, elaboração de posters documentativos das actividades do Eco Escolas, etc… No final tudo culminou numa bela festa!

A cerimónia, conduzida pela Vice­ Directora do Rock In Rio, Roberta Medina, contou com a presença de diversos convidados e com os representantes das escolas vencedoras nacionais – a Escola Secundária de Arganil e a Escola Básica de Gavião. Foram entregues os prémios às três escolas e descerrada a placa que assinala a nossa vitória distrital. Os pontos altos da festa foram seguramente as brilhantes actuações dos alunos do 6ºA e do Grupo de Hip-Hop da nossa Escola. Foi uma manhã de euforia e alegria contagiante!

Uma palavra de agradecimento a toda a equipa do Rock In Rio, com quem ao longo destes meses fui mantendo contacto regular, que sempre manifestaram profissionalismo, disponibilidade e acima de tudo uma enorme simpatia. Contactando com esta equipa se compreende porque é que o Rock In Rio é o melhor festival do Mundo.

Porque este artigo já vai longo, queria deixar aqui uma palavra de agradecimento à Escola E B 2 3 de Colares por ter viabilizado a vivência destes dois momentos. Nomear todos aqueles que ao longo deste ano afincadamente colaboraram nas diversas etapas deste projecto seria uma tarefa exaustiva e não quero correr o risco de esquecer ninguém. Digo apenas que os alunos, colegas, funcionários e Direcção fazem desta escola a MELHOR das várias por que passei ao longo do meu percurso profissional. Fazer parte dela é para mim um enorme orgulho e é com enorme prazer que tenho dado meu modesto contributo para a tornar ainda melhor.   

Por  Nuno Meia-Onça 

4 comentários para “O que é melhor que uma notícia boa? Duas notícias boas!”

  1. Que dias fantásticos se têm vivido na nossa escola!
    Não me foi possível assistir em directo e como já dizia Heisenberg, é impossível um corpo ocupar dois lugares diferentes em simultâneo.
    Estava no ponto mais alto de Portugal Continental numa outra actividade também bastante interessante. Muitos parabéns aos colegas envolvidos e um beijinho especial para a Joana. Esperamos arranjar mais “desculpas” para ela voltar à Sarrazola.
    Paula

  2. É com imenso prazer que escrevo um comentário a esta notícia.
    Estive ontem aí convosco e acreditem que já tenho saudades!
    Foram meses inesquecíveis pelo companheirismo, espírito de equipa, laços de amizade criados e por termos sempre acreditado que este projecto teria pernas para andar! Aprendi muito com todos vocês e acreditem que foi muito compensador trabalhar convosco!
    Continuem a acreditar, levem este e outros projectos cada vez mais longe!

    Lembro-me de no 1º dia em que cheguei a Colares ver um azulejo em que estava escrito “Leve Colares no Coração!”. Pois bem, posso dizer-vos que trago Colares e as suas gentes num lugar bem especial no meu coração!

    “Há gente que fica na história
    Na história da gente
    E outros de quem nem o nome
    Lembramos ouvir”

    Vocês marcaram a minha história e fico eternamente grata por a vida me ter dado a oportunidade de vos conhecer, de trabalhar convosco e de se terem tornado meus amigos!

    Um abraço do tamanho da amizade e do orgulho que tenho de vocês,

    Joana Marques

  3. Nada disto teria sido possível sem o empenho e dedicação do professor Nuno.
    São professores como este que fazem a diferença numa escola.
    Muito obrigada professor por tudo o que tem feito por nós.
    Os seus alunos jamais iram esquecer os momentos unicos que lhes proporcionou.

  4. Um luxo! E mais uma vez parabéns….

Enviar