Portugal de Parabéns

Um movimento cívico iniciado por três vulgares cidadãos mobilizou cerca de 100.000 portugueses para o Limpar Portugal. No plano anual de actividades da escola elaborado em Setembro/Outubro, estava já prevista a participação da escola nesta iniciativa, ainda não se sabia a magnitude que a mesma viria a ter. As brilhantes e reconhecidas iniciativas ambientais desenvolvidas no ano transacto permitiram-nos hastear a bandeira do eco-escolas. Estas actividades foram superiormente prosseguidas no presente ano lectivo, das quais a mais emblemática foi a conquista do concurso “Rock in Rio – Escolar Solar”, do distrito de Lisboa, que antecipou o sonho de sermos a 1ª escola do Concelho de Sintra e do Distrito de Lisboa a produzir energia eléctrica.

Estes foram, certamente, fortes e decisivos argumentos que influenciaram o Sr. Presidente da República, a associar-se ao Limpar Portugal junto do grupo do Agrupamento de Escolas da Região de Colares.

O principal legado desta iniciativa é o surgimento de 100.000 novos vigilantes da natureza, que não permitirão que no futuro se volte a sujar.

De parabéns estão todos aqueles que têm participado de forma sistemática e empenhada nas diversas actividades do projecto eco-escolas. Neste grupo alargado de pessoas destacam-se todos os alunos participantes, a principal razão de ser deste tipo de actividades, os vários encarregados de educação presentes e muito em particular a direcção da Associação de Pais, os professores de Ciências Naturais e de Ciências da Natureza e muito especialmente, a Dr.ª Carla Garbin, Dr.ª Brigite Mendes, Dr.ª Conceição Catarino, o coordenador do projecto, o Dr. Nuno Meia-Onça e todos os outros professores e funcionários envolvidos. Não podia deixar de relembrar o apoio inestimável do ICNB e da Junta de Freguesia de Colares, sem os quais não teria sido possível realizar muitas e decisivas tarefas. De realçar o imenso trabalho de bastidores produzido pelo Dr. José Coutinho, na elaboração e divulgação de um cuidadoso portefólio entregue à imprensa e por fim, o brilhantismo que a Dr.ª Ana Bernardo introduziu na carta ao Sr. Presidente da República.    

Para finalizar, deixo ainda uma mensagem. Depois de todo este mediatismo, fundamental para reforçar a nossa motivação, é importante prosseguir o trabalho diário que temos feito até aqui….os nossos sonhos são infinitos e a perfeição está ainda distante. Hoje sou um Director muito orgulhoso de todos vós.

 Por  Nuno Cabanas

2 comentários para “Portugal de Parabéns”

  1. Assim sim! Belas fotos numa inovação tecnológica de louvar. Parabéns!

  2. Mais uma vez, esta escola nos faz estar orgulhosos pelas suas iniciativas.
    Parabéns a todos!

Enviar