Vale a pena visitar… a Biblioteca Municipal de Sintra
No dia 12 de Março, sexta-feira, os alunos do 5ºC realizaram uma visita de estudo à Biblioteca Municipal de Sintra, no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, acompanhados pelos professores Leonor Pinto e Deonilde Almeida e pela Encarregada de Educação Jacqueline Abecassis. A Biblioteca é constituída por dois edifícios (Casa Mantero, Biblioteca) e ainda possui um Jardim muito bonito.
Ao longo da tarde, percorremos vários espaços dos quatro pisos da Biblioteca, e descobrimos que cada um destes sectores oferece um serviço diferente. Por exemplo, visitámos a Sala dos Periódicos que disponibiliza a leitura de vários jornais e revistas regionais, nacionais e internacionais. Conhecemos também a Sala Francisco Costa, ou Sector Multimédia, que permite o acesso às novas tecnologias de Informação.
Visitámos ainda a sala Sintriana, que reúne documentos e publicações respeitantes a Sintra e a todo o Concelho. Aí assistimos a uma animação de leitura da adaptação da obra Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco, que relata uma trágica história de amor entre dois jovens membros de duas famílias rivais da cidade de Viseu. Simão e Teresa apaixonaram-se perdidamente, mas logo concluíram que esse amor seria impossível e, como o título da obra sugere, o final desta paixão será dramático.
No final da visita, conhecemos os espaços dedicados aos mais jovens. No sector infantil e juvenil existe a Sala Isabel Alçada que dispõe de um espaço de leitura para os mais pequenos, a Bebéteca (dos O aos 3 anos) , de uma Biblioteca Infantil ( dos 3 aos 5 anos) e de uma Biblioteca Juvenil ( a partir dos 10 anos). Aqui podemos realizar muitas actividades além de ler , como ver vídeos e DVD’s, navegar na Internet, consultar CD-ROM’s, jogar e participar em actividades lúdicas.
Só nos resta dar o seguinte conselho: vale a pena visitar a Biblioteca Municipal de Sintra!
Pelos Alunos do 5ºC
Classificado em: 2º Ciclo, Atividades
Uma bela visita concerteza. Aconselho os pais a visitarem a biblioteca com os vossos filhos. É realmente um local dinâmico e atraente, virado não só para a leitura propriamente dita, mas também para a brincadeira, no caso dos mais novos. Vale a pena!
Deve ter sido uma visita muito estimulante!