Dia B – O Regresso à Samarra

A Unesco instituiu o ano de 2010 como o ano Internacional da Biodiversidade, assinalando-se no próximo dia 22 de Maio o Dia Internacional da Biodiversidade. A Escola E B 2 3 de Colares, não poderia passar ao lado desta importante efeméride e de salientar a importância da preservação da Biodiversidade. Por isso, no próximo dia 29 de Maio, o Super-Melo e os seus Super-ajudantes, vão regressar a um local do qual já temos muitas saudades, a Ribeira da Samarra! E desta vez vamos mesmo ver Bogas!

Dia 29 vamos fazer o dia B, de Biodiversidade! Nesse dia, o Super-Melo vai levar a cabo a missão mais ambiciosa, diversificada e divertida de sempre! Senão repara, vamos remover espécies exóticas invasoras, que ameaçam a fauna natural da Serra de Sintra. Vamos recordar o Limpar Portugal, realizando uma acção de limpeza da praia da Samarra. Vamos ter ainda uma missão Super-importante de preservação da Boga portuguesa, na qual vamos recolher juvenis desta espécie. O objectivo desta acção é ajudar as pequenas Bogas a sobreviver ao complicado período do Verão, no qual a Ribeira da Samarra seca quase totalmente. Tudo isto devidamente enquadrado pelos técnicos do ICNB, João Lopes e Cláudia Almeida, que já fazem parte do nosso grupo de amigos.

Já te chega? Pois, mas ainda há mais! Simultaneamente vamos também participar no projecto BioDiversity4All – Biodiversidade para todos. O objectivo deste projecto é criar a mais completa, acessível e conhecida base de informação sobre a distribuição de espécies a nível nacional. E esta base de dados vai ser construída por todos nós de uma forma bastante divertida. Partindo das espécies que observarmos no terreno, vamos identificá-las através de um guia identificativo, referenciá-las num mapa e carregá-las na base de dados online.

Queres saber mais sobre esta actividade? Queres ser um Super-Herói do ambiente? Queres inscrever-te nesta actividade? Já sabes onde e já sabes como, no Blog do Eco Escolas.

2 comentários para “Dia B – O Regresso à Samarra”

  1. Pela biodiversidade, lá estarei !
    Quero que, um dia, os meus netos conheçam os animais no seu habitat e não apenas nas gravuras, como “animais extintos” !
    Parabéns pela dinâmica do Eco-Escolas, pela parceria com o ICNB e pela capacidade de mobilização quer têm conseguido entre os nossos jovens.
    TOCA A UNIR, PESSOAL !!!

  2. Ena! Desta vez com Bogas vai ser o máximo! Depois de um dia 13 tão negro…uma belíssima notícia.

Enviar