“Os meninos … vão saber como se ganha uma bandeira”

Recordo da minha infância a música “Meninos de Huambo”, cantada pela voz do inigualável Paulo de Carvalho, na qual o refrão dizia “Os meninos à volta da fogueira, Vão aprender coisas de sonho e de verdade, Vão aprender como se ganha uma bandeira, Vão saber o que custou a liberdade”. À medida que crescia, o meu entendimento destes versos foi ganhando novos sentidos e uma dimensão histórica e política, mas no início, quando eu tinha a idade dos meus alunos, ou um pouco mais novo que alguns deles, a mensagem era mais simples – as bandeiras custam a ganhar!


É bom que os nossos meninos, já tão distantes de Abril de 1974, continuem a saber que as bandeiras custam a ganhar. Que as bandeiras que se ostentam nos mastros são um símbolo, que contam uma história, que não se compram nem se vendem.
A Bandeira Verde do Eco Escolas não foge a esta regra. A bandeira que orgulhosamente a Escola EB 2 3 de Colares exibe no seu mastro conta uma história com muitos e diversos capítulos bonitos e inesquecíveis. Conta uma história que teve como personagens todos os alunos da escola, uma vez que todos, de uma forma ou de outra, participaram nas actividades do Eco Escolas; conta uma história em que os alunos participaram com alegria na limpeza da escola; uma história em que a nossa mascote se confunde com a própria escola; uma história em que os alunos e os professores, de forma voluntária se aliaram ao ICNB para preservar uma espécie ameaçada de extinção; uma história em que os alunos passaram a conhecer melhor as maravilhas naturais da sua terra e passaram a preocupar-se mais com a sua preservação; uma história com libertação de açores; com anilhagem de aves; uma história em que o sonho de um projecto nos levou à vitória num concurso, competindo com escolas com outros recursos e dimensões e que nos permitiu passar a produzir energia de forma limpa; um sonho que despertou a curiosidade, de jornais, televisões, rádios e do Sr. Presidente da República, que se juntou a nós para limpar a nossa terra; uma história em que dois alunos da nossa escola foram escolhidos pelos seus pares para representar o país numa cimeira juvenil internacional em defesa do ambiente; uma história de sorrisos, de alegria e de trabalho.
É assim que continuamos a fazer viver dois dos mais belos ideais republicanos, a Escola Pública de qualidade para todos e a defesa do meio ambiente, numa época em que tantos descrêem na nossa capacidade colectiva para superar as nossas dificuldades.
Dizia-me outro dia uma colega professora, que uma escola que não celebra os seus feitos é uma escola que não promove a excelência dos seus alunos, que não valoriza aqueles que mais se empenham e trabalham.
Os meninos do 6ºC, honrosos vencedores da 1ª edição da Turma Verde participaram com a respectiva Directora de Turma no hastear da Bandeira Verde, e recordaram as razões que nos dão o direito de hastear tão distinto galardão. Pena que esta honra não pudesse ter sido partilhada com muitos outros, uma vez que a alegria tem a singular propriedade de quanto mais partilhada mais é multiplicada.

Por Nuno Meia-Onça

Um comentário para ““Os meninos … vão saber como se ganha uma bandeira””

  1. Belo texto! Hoje precisamos como de pão para a boca de homens e mulheres de carácter. Educar pelo exemplo, o caminho certo para um futuro promissor.

Enviar