República! República! – II
O Centenário da República foi comemorado, com todo o entusiasmo e solenidade, no nosso Agrupamento.
A comemoração, tal como estava anunciada, começou na Praia das Maçãs, junto à ermida mandada construir por Alfredo Keil (compositor do hino nacional).
A chuva miudinha não demoveu os atletas/”ardinas”da estafeta e o pregão REPÚBLICA!… REPÚBLICA!… fez-se ouvir, estrada fora, enquanto iam distribuindo à população a 1ª página do Diário de Notícias de 5 de Outubro de 1910.
Tal como há 100 anos, o DN acompanhou o acontecimento e noticiou-o, com uma expressiva imagem dos nossos “Ardinas”.
O autocarro da Junta de Freguesia de Colares prestou o indispensável apoio, ao longo de todo o percurso, transportando os atletas.
Na Escola-sede do Agrupamento, os colegas, professores, funcionários, pais e familiares e ainda os ilustres convidados, enchiam o pátio, aguardando a chegada do “testemunho” (República e os seus ideais) transportado pelos “ardinas”.
Dentro do recinto escolar, os representantes do 1º ciclo juntaram-se aos participantes na estafeta e, juntos, deram uma volta de honra à Escola. Foi então feita a entrega simbólica das sacolas de ardina, com o histórico Diário de Notícias, à geração seguinte, os colegas do 1º ciclo. Três vivas à República selaram o compromisso desta passagem de “testemunho”.
A Rebeca, do 9º ano, foi uma apresentadora muito responsável e condigna.
Explicou que o Agrupamento celebrava o Centenário, recordando um dos mais importantes ideais da 1ª República “combater o analfabetismo, garantindo a todas as crianças o direito à instrução e, deste modo, formar cidadãos instruídos, informados, conscientes dos seus direitos e deveres, capazes de intervir activamente na vida pública”.
Terminados os discursos da Senhora representante da Área Educativa de Sintra-Mafra, em representação do ME, Dr.ª Cátia Domingues, do Senhor Vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra e Vereador da Educação e do Ambiente, Dr. Marco Almeida e do nosso Director, Dr. Nuno Cabanas, um dos “ardinas” fez a entrega simbólica da bandeira nacional da República ao Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sintra.
A banda e o coro tomaram os seus lugares, muito aprumados (apesar da chuva) e procedeu-se então, com toda a solenidade, ao hastear da bandeira, ao som do hino nacional.
Seguiu-se a visita à exposição, sendo os visitantes surpreendidos, logo à entrada, por um lindo e colorido bolo de “parabéns à República”, feito com materiais reciclados pelas crianças dos quatro Jardins-de-Infância do Agrupamento.
Está de parabéns toda a comunidade escolar/educativa que contribuiu para o sucesso desta “aula diferente” tal como referiu a Rebeca (nossa apresentadora).
Entretanto, o Manuel Afonso (7ºAno), empenhado repórter do Chão de Areia, anda já por aí a recolher entrevistas, que serão publicadas logo que possível.
Classificado em: 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo, Atividades, Biblioteca Escolar, Comemorações, Jardins de Infância
Foi um dia muito importante para manter vivos os ideais da República!