República! República! – IV – a estafeta do centenário

Fui um dos alunos que participaram no “Centenário da República“. Como já devem saber, a partida deu-se na Praia das Maçãs, junto à ermida mandada construir por Alfredo Keil (compositor do Hino Nacional).

Os alunos do 5º ano começaram a corrida de estafeta vestidos de “ardinas” e foram sucessivamente dando lugar aos alunos do 6º, 7º, 8º e, por último,  9º ano. Como eu ando no 8º, tive a sorte de aparecer na foto do jornal  “Diário de Noticias”, juntamente com colegas meus.

Quando fiquei mesmo surpreendido, foi à chegada à Escola B. 2, 3 de Colares, sede do Agrupamento, onde nos esperavam alunos, professores, funcionários e ilustres convidados representantes da Junta de Colares, da Câmara de Sintra e do Ministério da Educação.  Todas estas pessoas enchiam o pátio a apoiar-nos e, nesse momento, senti-me embaraçado porque nunca esperei aquela recepção.

Quando entrámos na escola, os alunos do 1º ciclo juntaram-se a nós. Foi então que fomos dar uma volta à escola após o que nos reunimos junto da entrada, ladeando a escada onde eu fiquei logo no cimo. Aí gritei três vezes “República, República, República”, todo envergonhado, com os meus colegas correspondendo de seguida com “República”.

De seguida, passámos os testemunhos aos alunos do 1º ciclo, que foram passando por sua vez a cópia da 1ª página do Diário de Notícias de 5 de Outubro de 1910, aos alunos, professores, funcionários e convidados. Nessa altura deu para perceber que, se não tivesse havido a Implantação da República, eu poderia estar a trabalhar em vez de estar na escola, e que talvez nem soubesse escrever, nem ler.

Para terminar, só queria agradecer  aos responsáveis pela comemoração do Centenário da República do Agrupamento de Escolas da Região de Colares por nos terem dado esta oportunidade de participar nos festejos do Agrupamento.

Por  André Coelho, 8º B

Um comentário para “República! República! – IV – a estafeta do centenário”

  1. Não se deixem vencer pelo pessimismo ou pelo desânimo! Tudo se resolve com determinação, coragem, amor, amizade, solidariedade, verdade. Inspirem-se no exemplo do carácter e da acção, desconfiem da retórica barata. Viva Portugal, viva Sintra, viva Colares!

Enviar