Elaboração da carta da responsabilidades sociais e cívicas

No passado dia 2 de Novembro decorreu na escola sede a elaboração da carta das responsabilidades sociais e cívicas.
Estiveram envolvidos nesta actividade alunos de todas as turmas da escola, tendo os resultados sido considerados, por todos, muito bons.
Os resultados desta actividade podem ser consultados na entrada da escola em cartazes organizados em 4 categorias:
  • Normas para uma sã convivência
  • Sala de aula
  • Espaços Exteriores
  • Eco-código
Aqui fica uma fotografia de cada cartaz, um vídeo representativo das etapas da actividade e o testemunho, em discurso directo, de uma participante na actividade:
Eram 8:30H, eu e o João Vieira estávamos à espera dos professores para entrarmos na sala 3.
Quando os professores chegaram à sala ainda faltavam colegas, por isso ainda esperámos cerca de 5 minutos. Depois de finalmente chegarem, as professoras explicaram como é que o dia iria ser e o que tínhamos que fazer.
Começámos por ler o que cada turma tinha trabalhado nas aulas e discutimos as regras.
Trabalhamos até às 10H, para descansarmos e para comermos o lanche da manhã tive-mos 30 minutos.
Às 10:30H fomos concluir o trabalho que tínhamos iniciado, tendo, de seguida, passado a sua escrita no computador e à sua impressão. Logo depois escolhemos quem iria representar as turmas, tendo eu sido uma das escolhidas.
Fomos para o auditório e apresentámos o que todos juntos tínhamos realizado. De seguida, os representantes votaram e fez-se a eleição, para cada categoria. Ganhámos a categoria “Para uma sã convivência” e as turmas “A” ganharam as categorias “Eco-Código”, “Espaços Exteriores” e “Sala de Aula”.
Após tudo isto, as professoras disseram para irmos almoçar e para só voltarmos ás 15:30H. À hora marcada, fomos fazer o trabalho em cartolina, os professores e colegas ajudaram-nos muito, porque o nosso trabalho era muito grande e tínhamos de escrever muito numa cartolina pequena.
Depois de o trabalho já estar concluído, começou a cerimónia onde apresentámos e falámos sobre as regras. De seguida houve um lanche.
E assim foi um dia diferente na Sarrazola.
Por: Vitória Mota 7ºC

Normas para uma sã convivência
Sala de aula
Espaços Exteriores
Eco-código

2 comentários para “Elaboração da carta da responsabilidades sociais e cívicas”

  1. A elaboração da carta de responsabilidade cívicas e sociais por parte dos alunos permitiu colocá-los no centro nevrálgico das decisões da escola. A introdução de valores democráticos de participação cívica é um contributo indispensável para garantir um futuro melhor. São estes os pequenos gestos que tantas vezes movem montanhas. A todos os professores que acreditaram nesta actividade, os meus sinceros agradecimentos. Para o ano seremos ainda mais!!!

  2. A participação na elaboração da Carta das Responsabilidades constituiu, seguramente, um momento importante de desenvolvimento das capacidades de reflexão, argumentação e participação cívica dos nossos alunos.

    Foi um processo árduo que envolveu todas as turmas da escola e grande parte dos professores mas pelo texto que aqui li e pelo feedback que os participantes me deram foi bastante recompensador.

    É muito importante que os alunos compreendam que as normas de uma escola e de uma sociedade não resultam da manifestação da vontade individual de quem manda, mas sim do compromisso e participação de todos.

    É também importante que a escola saiba mobilizar-se e envolver-se em projectos de escola, que tenham um impacto global nos alunos e que todos tenhamos a capacidade de levantar os olhos além das tarefas do dia a dia e percebamos que a formação dos nossos alunos é mais que o contributo individual das nossas disciplinas.

    Tive muita pena de não poder assistir ao evento.

Enviar