Visita de Estudo ao Alqueva e Amareleja

À turma de Área de Projecto de Eco-Escola e às turmas do 8º ano, foi proporcionado uma visita de estudo à Barragem de Alqueva.Esta barragem está situada no Rio Guadiana, Alentejo interior, perto da Aldeia de Alqueva, é a maior de Portugal e da Europa Ocidental. Com a sua construção criou-se o maior reservatório artificial de água da Europa.

Esta barragem produz uma grande quantidade de energia electrica e a sua água também é aproveitada para abastecimento das populações e rega das culturas, servindo toda a zona do Alentejo. Este local está-se a tornar um destino turístico onde as pessoas podem desfrutar da paisagem e de actividades como os desportos nauticos,pesca,etc..

http://clientes.netvisao.pt/jmspais/fotos_fav/alqueva.jpg

Barragem de Alqueva

 

Amareleja

http://www.portalalentejano.com/imagem_dia/wp-content/energia_solar_amareleja.jpg

Depois de visitarmos a Barragem de Alqueva,seguimos para perto da vila da Amareleja,concelho de Moura,onde se encontra instalada a central solar fotovoltaica da Amareleja.Esta cental pode abasteçer de energia electrica vários lares.

A absorção da luz solar é feita por 2520 seguidores solares azimutais com 104 paineís cada um.

A central fotovoltaica pode evitar que seja emitido para a atomesfera cerca de 86 mil toneladas de dióxido de carbono, cujo gás contribui para o efeito de estufa.

Trabalho realizado por :

Beatriz Baleia 6ºC Nº4 (AP Eco Escolas)

 

2 comentários para “Visita de Estudo ao Alqueva e Amareleja”

  1. O professor responsável pela visita de estudo em causa, já não se encontra no nosso agrupamento, pelo que, não possuindo “informação privilegiada”, resta-me agradecer-lhe o contacto e desejar-lhe uma boa aula.
    Atentamente
    FC

  2. Boa tarde, é possível disponibilizarem-me contatos referentes à visita de estudo da barragem do Alqueva e da central fotovoltaica da Amareleja?
    Muito agradecido, cumprimentos

Enviar