Eco Escolas foi libertar a Boga

No passado sábado, o SuperMelo e os seus fantásticos ajudantes, os alunos, professores, funcionários e uma (única mas muito empenhada) encarregada de educação da EB 2 3 de Colares, fizeram mais uma aparição na Praia da Samarra para contribuir para a preservação da última praia selvagem do nosso concelho.

Orientados pelos nossos amigos do ICNB, o João, a Cláudia e a Manuela fizemos um “rodizio” de actividades, que nos permitiram ficar a saber mais sobre a fauna e a flora do local e do Parque Natural de Sintra Cascais e contribuir para a preservação daquele ecossistema.

Divididos em quatro grupos, que iam alternando as actividades, os alunos da EB 2 3 de Colares, identificaram espécies de fauna e da flora observadas, recolheram lixo da praia, combateram a proliferação de espécies vegetais invasoras, como o chorão e as canas. E se o chorão ainda se arrancava facilmente à mão, as canas deram muito que fazer, porque uma vez cortada a parte aérea da planta, havia que retirar também as raízes com uma enxada, para que não voltassem a crescer rápidamente. Mas como tinhamos um grupo de voluntários muito empenhado, démos conta do recado.

A parte mais aguardada da actividade foi, no entanto, a captura, observação e estudo das características das três espécies de peixe da ribeira da Samarra, Boga-portuguesa (Rutilus lusitanicus), Escalo (Leuciscus idus) e o Verdemã (Obitis taenia). Com a ajuda de uma armadilha de rede e com as técnicas do João conseguimos capturar alguns exemplares de cada espécie e ver as características que os destinguem.

Depois da lição devolvemos todos os peixes à ribeira, juntamente com outros que haviam sido trazidos pelo João e voltámos para casa satisfeitos e animados por termos dado o nosso contributo para melhorar o ambiente.

Mais fotografias no blog do Eco Escolas.

 

2 comentários para “Eco Escolas foi libertar a Boga”

  1. Foi muito interessante e divertido!

  2. Para além de ter sido uma manhã bem passada, senti uma enorme satisfação de ter dado um pouco do meu esforço na limpeza de uma praia que eu desconhecia. Também aprendi coisas que não sabia, foi muito bom.
    Parabéns a todo o grupo.
    No próximo ano, lá estarei.

Enviar