Mantendo a tradição


No dia 1 de novembro comemorou-se o Pão por Deus. As crianças do JI das Azenhas do Mar não quiseram deixar de dar continuidade a esta tradição. Assim, nos dias anteriores estiveram muito atarefadas a elaborar os seus saquinhos. Para que ficassem muito bonitos, este ano resolvemos pintar uma árvore do Outono. Para o fazermos carimbámos as nossas mãos para o tronco e para a copa, como tínhamos estado a falar sobre a importância dos vegetais, carimbámos com brócolos e couve flor ( que já não estavam em condições de serem consumidos, sim porque os alimentos não são para estragar) .

Do outro lado do saco fizemos alguns desenhos. Para que os nossos sacos não fossem vazios para casa, no dia 31 fizemos um bolo de abóbora e coco, com uma abóbora da nossa horta. Enquanto cozinhávamos aproveitámos para trabalhar um pouco: fizemos a leitura da receita com pictogramas, fizemos contagens,
descobrimos que se o bolo levava 4 ovos e já tínhamos colocado 2 ainda faltavam outros 2 e muitas outras coisas.

No dia 1, com as nossas famílias, saímos todos à rua. Fomos muito contentes de porta em porta e nunca nos esquecíamos de dizer  “Pão por Deus, saco cheio e vou com Deus “.

 Telma Vital

3 comentários para “Mantendo a tradição”

  1. É uma tradição muito interessante que deve ser acarinhada por todos nós.

  2. Adoro o pão por deus, que é uma tradição divertida para as crianças, e quando deixar de ir ao pão por deus devido à minha idade, vou ter pena de não poder ir mais. Mas vocês, aproveitem! (Azenhas do Mar).

  3. Parabéns pela vossa atividade! Pelas imagens foi bastante criativo e participado.

Enviar