Visita de Estudo a Conímbriga

No passado dia 20 de março, as turmas do 7º ano da EB 2,3 de Colares saíram logo pelo fresco da manhã com destino a Condeixa, para visitar as ruínas romanas de Conímbriga. Pelo caminho, houve uma breve paragem numa área de serviço onde todos puderam reforçar o pequeno-almoço e esticar as pernas. À chegada, formaram-se três grupos com os respetivos guias que foram explicando o significado de todas aquelas ruínas. O desafio seria que cada um, à medida que fosse recolhendo informação, imaginasse, reconstruisse e fizesse reviver daquele amontoado de pedras, uma importante cidade onde existiram quarteirões formados por prédios de vários andares (insulae), termas onde os utilizadores tinham à disposição banhos de água fria (frigidarium) e quente (caldarium), jogos na arena, tragédias e comédias nos anfiteatros, a monumentalidade do forum, centro da vida política, religiosa e cultural. Como será que cada um imaginou esta cidade?  As escavações continuam e novas revelações poderão surgir. A visita terminou com a passagem pelo museu onde o espólio dos mais variados objetos do quotidiano estão expostos. Depois de terem alimentado o espírito, os participantes nesta visita trataram de descansar e retemperar energias nos espaços envolventes ao edifício do museu. Por fim, o regresso tranquilo após um dia repleto de aprendizagens e convívio.

 

 

7 comentários para “Visita de Estudo a Conímbriga”

  1. Eu gostei imenso da visita de estudo, por tudo o que vi, e fiquei a perceber melhor como era a vida dos romanos!
    E, sim, foi um final de 2º período em grande.

  2. Gostei imenso da visita a Conímbriga, mesmo tendo um pequeno imprevisto na viagem, mas de resto acho que correu bem!!!

  3. Gostei muito de visitar as ruínas de Conímbriga, porque fiquei a perceber como era a vida dos Romanos.
    Foi um grande final de 2º Período!

  4. Gostei bastante da visita de estudo a Conímbriga.O que mais gostei de ver foram as ruínas e foi engraçado conviver com os alunos e professores!

  5. Não gostei da viagem, porque o autocarro estava avariado mas, apesar disso, gostei de ver as pessoas, do museu e especialmente da espada que se encontrava lá.

  6. Realmente foi um grande final de 2º Período, gostei muito foi divertido, percebemos um pouco mais como era a vida dos Romanos através das suas ruínas de Conímbriga!

  7. Um final de 2º período em grande!

Enviar