MIBE – Mês Internacional das Bibliotecas

“Na verdade acontece muitas vezes ir-se à Biblioteca porque se quer um livro cujo título se conhece, mas a principal função da Biblioteca… é de descobrir livros cuja existência não se suspeitava e que, todavia, se revelam extremamente importantes para nós.”

Umberto Eco – A Biblioteca

É sabido que as bibliotecas escolares assumem uma missão fundamental em áreas como a aquisição de hábitos de leitura, a(s) literacia(s), as competências de informação, a aquisição e o aprofundamento de saberes no domínio da cultura cívica, científica, tecnológica e artística.

Estudos sobre literacia demonstraram que existe uma relação forte entre a acessibilidade a espaços e recursos de leitura e o nível de desempenho dos alunos. Nos países, com tradição no domínio das bibliotecas escolares, verifica-se, por um lado, que os hábitos de leitura encontram-se mais enraizados e, por outro, são países onde se registam níveis mais elevados de desenvolvimento cultural e científico.

Neste sentido, queremos que as bibliotecas da Unidade Orgânica de Colares sejam vistas como espaços dinamizadores, atraentes, acolhedores e estimulantes para a aquisição de SABER(ERES). Este ano, a equipa da biblioteca propôs a todos os seus utilizadores que este espaço da escola fosse “Uma CASA onde cabe toda a GENTE” – baseado no título de uma das obras de Mafalda Milhões. Casualmente, acabámos por nos associar, este ano, ao tema proposto pela International Association of School Librarianship (IASL) – Biblioteca escolar: uma porta para a vida. Se encararmos a nossa biblioteca como uma CASA, estou certa que a entrada far-se-á por uma PORTA, e acredito que cada um dos utilizadores terá a CHAVE certa para entrar nela, onde é possível encontrar com facilidade fontes documentais, adequadas ao desenvolvimento curricular e pessoal de cada um.

O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu também declarar o dia 28 de outubro como o Dia da biblioteca escolar, no entanto, a equipa da biblioteca agendou o mês de outubro e o início de novembro para dinamizar ações para marcar o arranque das atividades do novo ano letivo desde a dinamização de um Painel I Oficina de Escrita Criativa “Se eu fosse um livro”; Histórias do Arco-da-Velha “Era uma vez… Adivinha quem sou eu?”; Formação de Utilizadores; Literacia da Informação Modelo Big Six, associado ao Kit “Estudo, logo APRENDO!”; Leitura Simultânea – Stop: Leitura em 30 minutos; Caderneta: Cromos da leitura e o Workshop de Marcadores de livros – todas as atividades estão disponíveis, exigindo apenas a respetiva inscrição.

A todos os que nos acolhem, que abraçam com otimismo e confiança os nossos projetos, que confiam na nossa ousadia, apenas vos podemos garantir que estamos dispostos a mostrar empenho e vontade de abrir muitas “portas” na vida dos utilizadores que frequentam a nossa biblioteca escolar.

Para aceder ao programa, clique aqui 

_

Helena Antão

Um comentário para “MIBE – Mês Internacional das Bibliotecas”

  1. Que toda a comunidade escolar descubra na biblioteca um espaço privilegiado de descoberta do saber, da arte, da poesia, da fantasia… ao dispor de todos e a custo zero 🙂
    Parabéns pela iniciativa e bom trabalho!

Enviar