Miradouro do Arco da Rua Augusta

Depois de sete meses de obras, foi aberto ao público no verão passado. Disfruta-se uma vista privilegiada sobre a baixa pombalina e, para o lado oposto, o Terreiro do Paço.

O custo da visita é de 2,50 € e as crianças até aos 5 anos não pagam (embora, verdade seja dita, pouco conseguirão ver por cima do muro de proteção, dada a altura do mesmo). Por razões de segurança não podem permanecer mais de 35 pessoas em simultâneo no miradouro. Após a subida de elevador, pode ver-se uma exposição com a história do arco desde 1759 a 1875. Nesta sala pode apreciar-se também o mecanismo do relógio que, no arco, está virado para a Rua Augusta. Para chegar ao topo é necessário subir mais uns quantos degraus numa escada estreita, que até tem semáforos porque não é possível as pessoas cruzarem-se.

Lá de cima apercebe-se a dimensão da Praça do Comércio, que foi o local do palácio dos reis de Portugal durante dois séculos. Há poucas praças com esta, abertas para o rio, onde se encontra o Cais das Colunas, que constituía a entrada nobre para quem vinha de barco. À volta da praça encontra-se o Complexo Ministerial, com vários Ministérios do Governo de Portugal e no centro a estátua de D. José I. Vale a pena a visita.

Alguns links sobre o local:

http://lazer.publico.pt/miradouros/323939_miradouro-do-arco-da-rua-augusta

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pra%C3%A7a_do_Com%C3%A9rcio

http://www.visitlisboa.com/Conteudos/Eventos/2013/08/Opening-of-Rua-Augusta-Arch.aspx

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arco_da_Rua_Augusta

_

José Maria Silva

5 comentários para “Miradouro do Arco da Rua Augusta”

  1. Uma lisboeta com orgulho! Magnífica vista!

  2. Ora aqui está uma ótima sugestão de visita ! Vou seguir o conselho.

  3. Sou um lisboeta maravilhado com estas fotos. Estão magníficas. Parabéns, José.

  4. A vista é espetacular!

  5. Vista muito bonita, ansioso por ir visitar este novo espaço!!

Enviar