A Palestra de Sousa Mendes

No dia 2 de maio, recebemos em nossa escola com muito orgulho e gratidão, Doutor António Moncada de Sousa Mendes, que nos concedeu uma Palestra sobre Aristides de Sousa Mendes.

Nascido em Lisboa em 1949, António é neto dos dois irmãos gémeos Sousa Mendes. O pai, filho de Aristides de Sousa Mendes, e a mãe, filha de César de Sousa Mendes, educaram António de Moncada de Sousa Mendes numa casa onde o gesto heróico do seu avô era lembrado diariamente. Depois dos estudos em Bruxelas, António muda-se para Montreal em 1973. Licencia-se em Ciências Políticas e Relações Internacionais na Universidade de Montreal e faz um mestrado em Estudos Russos na mesma Universidade. Em 1986 completou um estágio de formação para Intérpretes de Conferência para o Parlamento Europeu, na Universidade de Genebra, Suíça. Tem experiência profissional em várias atividades desde o ensino à tradução e interpretação de conferências em vários países: Alemanha, Bélgica, Canada, Estados Unidos e desde 1987 em Portugal. Tem também experiência na área teatral, tendo escrito alguns textos que foram produzidos. Casa-se com Marguerite Romer, quebequense e em 1985 regressa a Portugal com a família para se dedicar à causa da sua vida: lutar pela preservação da memória do seu avô. É sócio fundador da Fundação Aristides de Sousa Mendes criada em 2000.

Para quem não pode estar presente na Palestra aqui deixamos em homenagem ao nosso herói: Aristides de Sousa Mendes uns versos enviados a José de Sousa Mendes pelo seu pai César de Sousa Mendes que tão bem sintetizam a vida dos gémeos (César e Aristides) retirados do livro:

Aristides de Sousa Mendes. Um Herói Português. Autor: José – Alain Fralon

«Nesta existência de desenganos

Sucedem –se os anos

Em vertiginosa corrida.

Assim se aproxima o fim da vida.

Ambições vão-se esfumando

Desilusões atenuando.

Olho do passado com saudade

Tudo quanto me deu felicidade

Pois só guardo na lembrança

O que satisfez a minha esperança,

o que me deixou maravilhado.

Tudo o mais foi esquecido ou perdoado.»

De « O Amor e a Morte» (Poesias) de César de Sousa Mendes, in Documentos Pessoais de José da Mata de Sousa Mendes

_

Célia Prata

Um comentário para “A Palestra de Sousa Mendes”

  1. Uma lenda veio à nossa escola! Um tremendo privilégio.

Enviar