Jogo da Glória

No passado dia 6 de junho realizou-se, em Colares, a sessão do Jogo da Glória.

 Num divertimento contínuo, as turmas do 9º ano deram o seu melhor durante mais de duas horas. Houve proezas bastante interessantes, desde o dado, lançado pelo Vasile, que, depois de rodar no chão, ficou imobilizado assente só num vértice, até às mais divertidas provas livres, nas quais os alunos mostraram que, mesmo com poucos ensaios conseguem bons resultados.

Os especialistas indicados pelas turmas para responder às perguntas das diversas disciplinas, nem sempre eram os que mais percebiam do assunto. Os que foram fazer a Prova de Desenho mal se lembravam dos traçados de polígonos, que aprenderam no sétimo, no oitavo e que reviram no nono ano.

Os toques de bola e a prova de encestar quase superaram, em divertimento, os Jogos Tradicionais, onde descobrimos que as figuras mais franzinas até são capazes de puxar a corda com tanta força como os mais robustos. Na Corrida de Sacos descobrimos que caminhar dentro do saco é mais demorado do que fazer o percurso saltando. O Jogo do Arco revelou-se difícil para todos, mas depois de percebida a técnica até parecia fácil.

As Provas Livres, que levaram a assistência ao rubro, foram sobretudo danças (com boas coreografias) e discursos ligeiramente lamechas.

Só na Prova das Claques é que as turmas mostraram aquilo que melhor fazem: Barulho. Tampas de panelas, cornetas e gritos de guerra animaram a prova, que, de acordo com o regulamento, felizmente, tinha limite de tempo.

Não interessa quem ganha, mas sim a participação e diversão. Para os que tiverem curiosidade, aqui estão os resultados:

Ficou em primeiro lugar o 9ºA, a seguir por ordem 9ºC, 9ºD e 9ºB.

Para o ano talvez haja mais.

_

José Maria Silva

Enviar