Mermandiceus
Árula consagrada a Mermandiceus – Peça do Mês de Outubro
_
CASSIA ME/RMAN/DICEO / V(otum) S(oluit) L(ibens)
«Cassia a Mermandiceus o voto cumpriu de bom grado»
Pequeno altar romano, datado do séc. II ou III d.C., descoberto em 1956, no sítio da Madre Deus (São Martinho, Sintra). Em exposição.
Mermandiceus foi um deus tópico, mais concretamente um genius, ou seja, uma divindade protectora de um local específico. É a tal nume que cumpre o voto, em busca da sua benevolência, uma mulher chamada Cassia. Fá-lo através de um pequeno e tosco altar, a colocar provavelmente no lararium da sua villa, implantada no território considerado sob a protecção do deus.
A designação Mermandiceus deriva de uma outra, Mermandicus, que por sua vez está construída sobre o nome pessoal indígena Mermandus. Mermandicus significa “a propriedade de Mermandus”; e, Mermandiceus, o génio protector dessa mesma propriedade. A época vivencial do Mermandus fundador deste domínio rural perde-se num passado distante, decerto múltiplas gerações antes da de Cássia.
_
Marta Ribeiro
_
Nota do editor: Este primeiro artigo resulta da colaboração com o Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas (MASMO), através da responsável pelo Serviço Educativo, a Dra. Marta Ribeiro, que gentilmente acedeu a divulgar regularmente no Chão de Areia, peças do valiosíssimo espólio deste museu. Os nossos agradecimentos por um contributo que irá enriquecer o nosso jornal e simultaneamente os nossos leitores.
Classificado em: Museus
Que surpresa tão agradável, esta colaboração do Museu de Odrinhas com o Chão de Areia… Sempre a enriquecer conteúdos!
Louvo a iniciativa.