Peça da Necrópole de Casal de Pianos

DSCN0261

Balão de vidro proveniente de uma sepultura romana de incineração, da necrópole de Casal de Pianos, São João das Lampas – Sintra.

Esta peça é datável entre o último quarto do século II d.C. e o primeiro do século III d.C.. Tal datação é confirmada através da cronologia do restante espólio funerário depositado na sepultura, constituído por recipientes cerâmicos e vítreos.

A necrópole em que se inseria – da qual se exploraram até hoje cerca de vinte sepulturas, todas elas com deposições cinerárias – remonta, nas suas origens, à primeira metade do século I d.C., possivelmente à época Claudiana, mantendo uma utilização regular até ao Baixo-Império. Localiza-se num território de uma villa romana, mas longe das respectivas pars urbana e pars rustica, como seria habitual.

Junto do defunto colocava-se aquilo que, segundo a crença, ele iria precisar na outra vida: vasilhame, muitas vezes com alimentos e bebidas; unguentários com perfumes; utensílios de uso doméstico; armas; objectos religiosos ou mágicos…

 

Marta Ribeiro

Enviar