Visita de Estudo ao Museu Militar

No dia 7 de novembro, por volta das 9h15m 2 autocarros com as turmas do 9ºano da EBI de Colares, partiram com destino ao Museu Militar em Lisboa. Chegamos ao museu por volta 10h30m. O principal motivo da visita de estudo era para as turmas do 9ºano aprenderem e aprofundarem os seus conhecimentos sobre a 1ºGuerra Mundial ou a Grande Guerra e a participação portuguesa.

No entanto, aprendemos muito mais que isso, dividimo-nos em 3 grupos e fomos ver o museu, e não podemos deixar de reparar que o povo português é um povo muito corajoso e que apesar de em várias batalhas termos estado em inferioridade numérica acabamos por ganhar. Portugal participou em 18 batalhas e lutou contra 32 nações.

Já mais para o fim da visita fomos para a sala que era o que nos tinha lá chamado, e mais uma vez constatamos a coragem do povo português num quadro que foi relatado por um general inglês que estava ferido enquanto assistia à cena, um soldado português que tinha recebido ordens para evacuar a área, estava a destruir com uma piqueireta uma máquina dos aliados do qual os alemães iriam tomar posse e usá-la contra eles.

Enquanto destruía a máquina, foi surpreendido pelos alemães, mas apesar de estar sozinho, conseguiu matar 5 deles, este bravo soldado acabou por morrer e foi o único soldado português premiado com a mais alta honraria nacional.

A opinião do 9ºano incidiu toda na mesma: foi uma visita de estudo muito interessante e aproveitadora.

Alice Vicente (9ºA)

Um comentário para “Visita de Estudo ao Museu Militar”

  1. Que bom é abrir o Chão de Areia e encontrar um artigo escrito por uma aluna!
    Sendo um jornal escolar, os alunos são a sua razão de ser, a sua principal inspiração.
    Obrigada, Alice! Fico à espera da próxima reportagem 🙂

Enviar