Eletricidade & Pastéis de Belém

No passado dia 21 de abril à tarde, os alunos do 9º ano da escola EBI de Colares, no âmbito da disciplina de Físico-Química, foram a uma visita de estudo ao Museu da Eletricidade em Belém.

Marco arquitetónico da cidade de Lisboa e detentor de uma fachada de inegável beleza, o edifício da Central Tejo foi um verdadeiro pioneiro no seu tempo no domínio da produção de eletricidade.

À chegada, os alunos foram divididos em 2 grupos, enquanto o primeiro grupo assistia à visita, o segundo grupo aproveitou para percorrer a zona envolvente ao Museu, não esquecendo a visita à fábrica dos famosos Pastéis de Belém.

O Museu está dividido em 3 zonas distintas onde são abordados temas relacionados coma a energia:

  • Centro lúdico, o “Experimentando”, onde é possível experimentar/explorar diferentes atividades relacionadas com alguns fenómenos elétricos;
  • Centro de Informação, onde nos foi explicado a história da eletricidade e as diversas fontes de energia, com particular relevo para as Energias Renováveis;
  • Zona da antiga central, onde ficámos a conhecer todo o processo de produção elétrica, onde a água é aquecida com a ajuda de carvão e nafta, produzindo-se vapor de água a grandes pressões (termoelétrica), o qual faz mover as pás das turbinas. Estas fazem movimentar potentes eletroímanes que giram a grandes velocidades entre bobinas produzindo corrente elétrica.

A visita foi muito interessante, pois deu-nos a conhecer uma das formas como pode ser produzida a eletricidade.

Recomendamos a todos uma visita a este Museu, pois vale a pena!

_

Os alunos do 9ºC

Um comentário para “Eletricidade & Pastéis de Belém”

  1. Foi uma visita muito interessante!

Enviar