Palestra de Paleontologia na D. Fernando II

DSC09222

A palestra a que nós assistimos no dia em que a escola comemorou o dia da Terra22 de abril – foi sobre Geologia, mais concretamente, Paleontologia. Esta foi dinamizada por uma professora universitária, especialista neste ramo da Geologia – uma matéria que estamos a abordar nas aulas de Ciências Naturais.

A palestra foi muito interessante, pois vimos imagens de variados fósseis e muitos dos que se encontram à volta da nossa escola, como as pegadas dos dinossáurios que estão na Praia Grande. Falou-nos também do calcário de Lioz, onde se encontram fósseis de rudistas – organismos bivalves, mas diferentes das amêijoas.

Vimos também imagens do Penedo do Lexim, ao pé de Mafra, com o seu espetacular basalto colunar, e dos lapiás de Negrais – tão convidativos à nossa visita.

Ficámos, igualmente, a conhecer o calendário da história da Terra: os Éons, as Eras, os Períodos e assim as épocas em que certos seres vivos, como os dinossáurios que tanto admiramos, viveram.

No próximo ano, aguardamos por mais atividades como esta, na nossa escola. Assim, esclareceremos dúvidas e aprenderemos muito mais.

 

Os alunos do 7ºE:

Andreia Jacinto, Gonçalo Leite e Rafael Alvarez

Enviar