Encontro EPIS 2015 – A Construir o Futuro

No passado dia 9 de julho, no antigo Museu dos Coches, teve lugar o Encontro EPIS 2015 – A Construir o Futuro.

Sua Excelência o Presidente da República Aníbal Cavaco Silva recebeu a “família EPIS”, condecorando o Presidente da Direção da Associação, Luís Palha da Silva, com a Grão-Cruz da Ordem de Mérito, e o Diretor-Geral da EPIS, Diogo Simões Pereira, com o grau de Comendador da mesma Ordem.

O Agrupamento de Escolas do Monte da Lua, que iniciou o programa “Rede de Mediadores para o Sucesso Escolar” este ano letivo, fez-se representar por alunos, famílias, coordenações e mediadora. Neste evento, foi possível assistir a testemunhos de autarcas, formadores, mediadores, voluntários, alunos e familiares que participaram nos programas desenvolvidos pela associação de Empresários Para a Inclusão Social.

 

Durante a cerimónia foi distribuído o álbum “Família EPIS 2006-2015” que conta com o testemunho da equipa de Mediadores de Sintra: “Pertencer à equipa de mediadores para o sucesso da EPIS é acreditar! A ligação estabelecida com os jovens e famílias acompanhados reflete-se numa relação de proximidade e confiança em que se semeiam reflexões, cultivam alterações e se colhem pequenas grandes conquistas que alimentam olhares brilhantes de quem voltou a provar o sabor do sucesso. A melhor memória que retiramos desta experiência retrata exatamente esse novo brilho que tem o poder de alterar perspetivas e rumos.”

O testemunho de um dos alunos do nosso Agrupamento de Escolas, que trabalhou de forma exemplar neste primeiro ano de intervenção, foi igualmente registado no álbum: “Quando entrei para a EPIS não sabia muito bem o que ia fazer e o que esperar. Agora, no final do ano, acho que a EPIS foi importante para a minha vida. Trouxe-me técnicas de aprendizagem e de concentração que me levaram a evoluir. Senti-me muito bem durante as sessões. É um espaço onde a mediadora pode dar toda a atenção a um aluno em particular. Sinto que a mediadora me acompanhou nos momentos em que tive mais dificuldade, em termos de concentração e de notas. Não esteve presente só nos momentos menos bons mas também quando obtive sucesso. Sinto-me feliz por a mediadora estar orgulhosa de mim porque se ela o está, quer dizer que algo de bom eu fiz. A minha mãe tem-me ajudado sempre mas nem sempre obtive os melhores resultados. Este ano, com a ajuda da EPIS, sinto-me feliz por a minha mãe estar feliz. Gostaria que a EPIS tivesse entrado mais cedo na minha vida!”

_

Isabel Socorro

Mediadora EPIS – AGML

Enviar