O Primeiro Presidente da Assembleia da República

2016-09-03_1203_-_O_1º_PAR

_

MUSEU DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA:

 RETRATO DE VASCO DA GAMA FERNANDES

Retrato de Vasco da Gama Lopes Fernandes (4/11/1908 – 9/8/1991) primeiro Presidente da Assembleia da República (de 1976 a 1978), pintado a óleo sobre tela por Pedro Girão e integrado na Galeria de Retratos dos antigos Presidentes do Parlamento português. Concebido a partir de registos fotográficos, este retrato é póstumo, retrospetivo e recomposto, na medida em que documenta a imagem do Presidente à época em que exercia funções, no seu gabinete de trabalho no Palácio de São Bento.
Numa representação normativa, surge em meio corpo, a três quartos para a esquerda, sentado e envergando fato e gravata escuros que ajudam a realçar a camisa, a ampla fronte e as mãos rejuvenescidas, como que indicando uma vida dedicada ao trabalho intelectual – ideia que é reforçada pela presença dos livros sobre a mesa, à esquerda. A expressão é séria, marcada pela idade, e o olhar ausente, obscurecido pelos grandes óculos. A mão direita, repousando na perna esquerda, segura um cigarro que embora aceso parece esquecido; a mão esquerda, despojada da característica aliança, denuncia tensão na forma como agarra o braço da cadeira (identificável, pelo ornato em cálice de acanto dourado, como sendo uma das que integraram o mobiliário da primeira Sala das Sessões da Câmara dos Deputados no Palácio das Cortes, projetada pelo arquiteto Joaquim Possidónio da Silva em 1834).
Formado  em  Direito pela  Universidade de Lisboa, Vasco da Gama Fernandes foi advogado, escritor, conferencista e político, e integrou os grupos fundadores do Movimento de Unidade Democrática (em 1945), do Partido Trabalhista (em 1947), do Partido Socialista (em 1973, na clandestinidade) e do Partido Renovador Democrático (em 1985). Foi Deputado à Assembleia Constituinte de 1976 e eleito Presidente da Assembleia da República por dois mandatos consecutivos.

 

http://app.parlamento.pt/COMUNICAR/Artigo.aspx?ID=784

Enviar