Danças com História
A Associação Danças com História tem por missão a animação de lugares e monumentos nobres do património português, na senda dos acontecimentos e dos personagens que fizeram de Lisboa o centro do mundo na era de Quinhentos.
A sua colaboração em eventos de recriação histórica em monumentos nacionais e no estrangeiro, destaca-se pelo rigor histórico manifesto na postura, nos trajes e nas danças.
Criada no ano 2000, mantém, desde 2001, ano em que se apresentou publicamente, na Torre de Belém, uma colaboração com os Serviços Educativos do Palácio Nacional de Sintra, e desde 2010 com o Castelo de S. Jorge/EGEAC, Lisboa e com a Quinta da Regaleira.
A Associação Danças com História conta com 580 apresentações pública desde o ano 2001, envolvendo eventos em espaços históricos em Portugal e no estrangeiro, parcerias em representações teatrais, recriação e animação histórica.
A ADCH possui um guarda-roupa de cento e cinquenta trajes dos Sécs XV, XVI e XVII e participou em mais de 30 Seminários, Conferências, Palestras, Jornadas de Estudo e Estágios de Dança Antiga, com Mestres de renome Mundial como Cecília Noacili, Lieven Baert e Bárbara Sparti.
Participou em gravações para a RTP e para o Canal 5 da Televisão francesa Le Monde, organiza o Iº Estágio Internacional de Dança Antiga de Sintra e 1.ªs, 2.ªs e 3.ªs Jornadas de Estudo de Dança Antiga portuguesa em Sintra.
Representou Portugal no Festival de Dança Meet The Tradition na Bulgária, em 2009 e tem participado no Festival de Música e Dança Antiga de Urbino.
A Associação Danças com História tem protocolos de colaboração com a Câmara Municipal de Sintra, a Escola Secundária de Mem Martins e a Sociedade Histórica da Independência de Portugal. No ano letivo de 2016/17 colaborou na Feira Quinhentista realizada na Escola Básica de Colares.
O espírito que presidiu à formação desta Associação pode traduzir-se no lema adotado
ARS LONGA, VITA BREVIS! – CARPE DIEM!
Classificado em: Divulgação
Boa noite.
Assisti ao espetáculo da Associação Cultural Danças com História, ontem à noite, no Museu Arqueológico de Odrinhas e fiquei maravilhado. Simpatia, trajes lindos,belas danças e uma cenografia de época brilhante.
Parabéns e obrigado pela bela noite cultural.
Um beijinho especial às colegas Dora Silva e Maria dos Anjos Lobato
Professor Luís Figueiredo