A Magia da Música

Todas as segundas-feiras, a Andrea Vertessen vem à escola da EBI de Colares para a sessão de musicoterapia para um pequeno grupo de alunos. Ela “brinca” e partilha “essa brincadeira” com instrumentos de música.

A musicoterapia é gira, porque os alunos do grupo podem tocar nos instrumentos que querem. Quando os elementos do grupo chegam à sala onde está a Andrea, escolhem um instrumento e a seguir fazem uma roda. A Andrea escolhe um ritmo para tocarem todos juntos. Depois, treinam e trocam de instrumentos. Também jogam ao “adivinha o nome dos instrumentos”.

As sessões são sem dúvida momentos de partilha e de exteriorização. Quando nos sentimos muito tímidos, nervosos, zangados ou mal-humorados, a música traz-nos confiança, calma, paz e um sentimento de felicidade. A musicoterapia permite ter um convívio saudável e respeitador, e ajuda os participantes a voltarem com mais confiança para a sala de aula. Com uma magia diferente.

Na segunda-feira 17 de fevereiro de 2020, a Andrea fez uma sessão diferente. Trouxe-nos um amigo especial que se chama Miguel Proença para fazer uma atividade de BIG BOX com todos os alunos das turmas do 4.º A e B.

O BIG BOX é um tipo de música que tem vários sons produzidos pela boca. O Miguel disse que havia 3 sons. Em círculo, todos os alunos do 4.º ano fizeram uma música com vários ritmos com os 3 sons ensinados. Foi uma experiência divertida e espetacular. Para agradecer ao Miguel e à Andrea, as turmas do 4.º A e B atuaram e mostraram o seu talento enquanto coro.

A presença da Andrea na nossa escola só é possível graças ao projeto apoiado pela Câmara Municipal de Sintra, que nos tem vindo a presentear com este projeto tão importante e promotor de inclusão.

Em conclusão, tanto a musicoterapia como o BIG BOX são experiências que o SERALOC recomenda aos seus leitores.

SERALOC, março 2020, 4.ºB

Mariana Oliveira e Martim Antunes

Enviar