Carta Aberta aos Alunos do AGML

Queridos alunos,

Estamos a terminar um ano letivo que ficará na memória de todos nós como o mais atípico de todos quantos vivemos e nos relembrará para sempre que não devemos ter nada como garantido. É preciso estar permanentemente preparado para as curvas e as montanhas que a vida nos coloca pela frente.

O Agrupamento de Escolas do Monte da Lua, denominação que os romanos deram à Serra de Sintra, é uma organização escolar que integra quase 4000 alunos desde a tenra idade dos três anos até aos adultos que corajosamente regressaram à escola para prosseguirem os seus projetos profissionais.

A época dos Exames Nacionais que definirá o acesso ao Ensino Superior está prestes a iniciar-se e desejo-vos a melhor sorte do mundo. Mas nunca se esqueçam de que a sorte dá muito trabalho. Não se deixem iludir… As ferramentas essenciais capazes de vos impulsionar a conquistar o mundo são o entrelaçar de competências sociais e humanas e de aprendizagens académicas sólidas. A felicidade é sermos capazes de conciliar a vida profissional e o prazer de cuidar dos outros. São estas as armas que vos darão a ousadia e a paixão para enfrentar todos os desafios.

Para os alunos que estão à beira de umas merecidas férias, apreciem a beleza das pequenas coisas e não deixem de estar atentos uns aos outros. Divirtam-se em segurança e não deitem tudo a perder. Em breve, voltaremos a estar juntos e felizes.

O melhor do mundo são as crianças e o que mais desejo aos mais pequenos é que mantenham ao longo das suas vidas a alegria e a ingenuidade sincera que os caracteriza. E nunca é demais recordar que nascemos despidos de preconceitos e de discriminação.

O arco-íris da diferença que representa a humanidade amplia a beleza e salvará o mundo. Não segreguem e não discriminem. Escutem e olhem na perspetiva do outro. Caminhem no trilho da fraternidade. Digam não à violência e ao racismo. Não fiquem indiferentes perante a desigualdade e a pobreza. Defendam a vida sem olhar a credos ou ideologias, procurem a verdade, sabendo que ela está mais próxima quantos mais olhares forem cruzados. Desconfiem dos sentidos únicos. Anseiem à plenitude da dimensão humana que é sentida no prazer interior de Amar. Amar a vida, a natureza, os animais. O Amor na forma mais descomprometida e pura. Nada é mais importante que ter um amigo. Tenham uma voz ativa na condução das vossas vidas!

Sejam felizes e regressem sempre que o vosso coração vos pedir!

17 de junho,

A Direção do AGML

Enviar