Projeto Rios

Com uma postura inovadora de voluntariado ambiental, o Projeto Rios, em Portugal desde 2005, implementa iniciativas no âmbito da responsabilidade socioambiental, da gestão dos recursos naturais, dos resíduos e da biodiversidade relacionadas com a gestão da água. Promove ainda a educação, a consciencialização e o envolvimento ativo da comunidade para a importância e valorização do ambiente através da adoção de um troço, de 500 metros de comprimento, um rio ou uma ribeira. O Projeto Rios permite que os alunos possam usufruir de um laboratório natural durante as saídas de campo, tocar e ver a realidade dos nossos rios/ribeiras.

Desta forma, passam a conhecer a estrutura de um rio ou ribeira desde a nascente até à foz ou, com grande pormenor, os 500 metros adotados, através da recolha e registo de informações e dados geográficos, físico-químicos, biológicos, eventos históricos, as tradições, os contos, as lendas, as instituições ou as pessoas.

A Escola Básica Integrada de Colares, tornou-se, desde o ano letivo 2019/2020, num grupo de monitorização da Ribeira de Colares. Este ano, pretende-se envolver novamente algumas turmas. Assim, nos passados dias 11, 12, 20 e 27 de novembro, as turmas do 8º ano realizaram a sua primeira visita à ribeira, acompanhadas pelo professor de CN, João Calaim, pela professora de FQ, Paula Pinto e pelo professor João Saldanha, grande conhecedor da zona e que fez uma breve introdução histórica sobre a Ribeira.

Os alunos tiveram oportunidade de fazer a:

  • Localização geográfica (identificação nascente e foz; coordenadas geográficas);
  • Descrição do ponto de amostragem (medição de parâmetros físico-químicos – largura, profundidade, caudal, velocidade, temperatura, pH, nitritos, nitratos, dureza e transparência; biológicos – fauna e flora);
  • Pesquisa de utilização histórica da Ribeira;

 

Os professores

Enviar